banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
PTI implementa sistema que melhora a confiabilidade da transmissão de energia da Itaipu
  Data/Hora: 21.out.2019 - 11h 30 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar
Sistema de Diagnóstico de Para-raios faz a análise de 294 equipamentos da hidrelétrica; equipe do Parque Tecnológico segue em processo de melhoria contínua do software
 
 
Da Assessoria - O sistema de transmissão da Itaipu Binacional obteve melhora em sua confiabilidade a partir de uma solução desenvolvida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O sistema fornece o diagnóstico mais preciso e de forma mais ágil de 294 para-raios que compõem subestações da hidrelétrica e têm como função mitigar sobretensões com potencial de causar danos aos equipamentos.
 
A demanda de desenvolvimento do Sistema de Diagnóstico de Para-Raios partiu da Itaipu, que identificou a necessidade de facilitar o diagnóstico dos para-raios de alta tensão da usina. Desde abril de 2018, o sofware está implantado e, em junho deste ano, o Laboratório de Automação de Sistemas Elétricos (Lasse) do PTI entregou a versão final. Agora a equipe do Parque Tecnológico, em conjunto com a Itaipu, aprimora o projeto com a implementação de melhorias verificadas durante o uso efetivo do sistema.
 
O engenheiro eletricista Mario Augusto Caetano dos Santos, da Divisão de Engenharia de Manutenção Elétrica da Itaipu, explica que o método de diagnóstico anterior dos para-raios exigia a observação dos valores medidos de corrente resistiva de fuga  de cada um dos para-raios e a análise comparativa histórica, sem nenhum auxílio computacional. 
 
Segundo o engenheiro, a Itaipu percebeu a possibilidade de melhorar essa avaliação com a inserção da inspeção termográfica (obtenção de imagens térmicas via radiação infravermelha). "Diante desse desafio, elaboramos uma proposta inovadora de diagnóstico e requisitamos ao Lasse o desenvolvimento de uma ferramenta computacional para a implementação da proposta", comenta. 
 
O desenvolvimento do software pelo PTI iniciou em 2017. Conforme explica Frederick Nazario Moschkowich, do Lasse, por meio de processamento digital das imagens termográficas o sistema extrai a diferença entre a temperatura máxima e média e gera, em conjunto com a corrente resistiva de fuga, o diagnóstico do para-raio.
 
Ainda de acordo com ele, assim como a maior parte das soluções desenvolvidas pelo Lasse, o Sistema de Diagnóstico de Para-Raios tem como função a manutenção preditiva dos equipamentos, que complementa a manutenção preventiva, realizada regularmente, e é capaz de determinar antecipadamente a necessidade de reparos. 
 
Santos afirma que a implantação do sistema possibilita à Itaipu o diagnóstico dos equipamentos de forma rápida e precisa, "liberando tempo da Engenharia de Manutenção para focar na solução dos problemas e não na identificação dos mesmos". "Com isso, temos uma visão completa da condição operativa dos nossos para-raios, permitindo, inclusive, um melhor planejamento e priorização de substituição de unidades em fim de vida útil", complementa. 
 
Além disso, o engenheiro destaca que o desenvolvimento e a implementação desse sistema é mais um dos motivos que colocam a hidrelétrica na vanguarda quanto ao emprego de novas tecnologias, a partir do conhecimento adquirido com o uso de uma técnica de diagnóstico inédita para essa aplicação.
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner Exposição
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Bassani