Em primeiro lugar nota “10” com louvor a AVESMI – Associação de Veteranos de Missal pela Estrutura, pela Organização, e principalmente, pela forma como o Futebol de Campo é prioritariamente praticado – lazer e competição, com uma mistura de diversão e união familiar.
Explico: Depois de mais de uma década longe de uma partida de futebol de campo na prática, no último sábado, logo após o jogo na AABB, o empresário Lester de Moraes me disse: “Temos um jogo de futebol em Missal contra a equipe de veteranos do ABC de Foz – vamos com a gente jogar uma bolinha lá – o campo é impecável?”
- Qual o horário? Perguntei. 11 horas, me disse ele. “Com esse calor que está fazendo é um ótimo horário para se jogar, principalmente para quem já passou dos 60 – não precisa se aquecer – o aquecimento acontece espontaneamente”, respondi, confirmando a presença.
- Confesso que não entrevistei ninguém, apenas fiquei admirando a estrutura, a organização e o clima de respeito e consideração para com os visitantes, entre os atletas, familiares e Diretores da Associação. Fiquei apenas olhando e e admirando e na hora do jogo, correndo, tocando e contribuindo na medida do possível com os companheiros em campo.
O resultado do jogo 3 x 1 para o adversário, na verdade pouco importa. O que importa mesmo foi ver que o Futebol de Campo, ainda está vivo na nossa região. Em campo, Vandeco com 5.8, jogando solto como Gurizão.
Aliás, falando em Vandeco, foi o autor do único gol da equipe, numa magistral cobrança de falta quase do meio de campo. O vento estava a favor..., o juiz contou os passos para a barreira e ele, com o juiz de costas, malandramente puxou a bola um metro para trás – tomou distância e disparou um míssil a 120 km por hora na gaveta. Um golaço que até os adversários foram cumprimentar o rapaz...
Nota 10 com louvor também para a equipe do ABC, com uma super estrutura – atletas se revezando o tempo todo e com um toque de bola refinado demonstraram união, amor e respeito pelo esporte.
Quanto ao time da AVSMI, temos aí o embrião do que pode desaguar em uma grande Associação para os amantes do Futebol de Campo. Acredito que para a estrutura fluir, o primeiro passo seria se unir com as demais Associações de Futebol que já existem em São Miguel e pensar grande numa Estrutura pelo menos parecida com a que hoje existe em Missal.
Obrigado pelo convite Jovens Quarentões – que venha outros jogos e seria importantíssimo mais e mais reuniões tendo como tema a união dos amantes do Futebol, antes que, aqueles que não gostam de bola, acabem com os poucos espaços que hoje existem...