Da Assessoria - Foto: Kiko Sierich/PTI - A correta estruturação de projetos que possam vir a contribuir no processo de tornar as cidades mais inteligentes será tema de um workshop promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), na próxima quinta-feira (31), às 16h, durante o evento “Governo 5.0”. O encontro será realizado no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu (PR), entre 30 de outubro e 1º de novembro.
De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Negócios do PTI, Pedro Sella, o workshop tem como objetivo "ressaltar a necessidade de que atividades ou pequenos projetos se ‘conversem’ e estejam conectados com o propósito de deixar as cidades mais inteligentes. O isolamento das ações pode prejudicar esse processo”, explica.
A relação do Parque Tecnológico com o tema ganhou ainda mais força no final de 2018, com a implantação, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes. No ambiente, produtos e soluções relacionados ao tema são testados e validados. O objetivo é que a demonstração dessas tecnologias inovadoras auxilie os gestores públicos no que diz respeito aos melhores investimentos que podem ser feitos em benefício das cidades.
O Laboratório reúne tecnologias que são monitoradas em um Centro de Controle e Operações. Entre elas, estão o sistema de compartilhamento de veículos e de bicicletas; a iluminação inteligente, com lâmpadas com câmeras e wi-fi; os drones, que têm auxiliado o acompanhamentos de obras do PTI e da Itaipu Binacional; e o monitoramento do conforto ambiental das instalações do PTI.
A proposta é que empresas tragam suas tecnologias para serem testadas nesse ambiente controlado em relação à operação, interoperabilidade e segurança cibernética dos dispositivos. Com isso, poderão aumentar sua competitividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de seus produtos e serviços.
Governo 5.0
O evento “Governo 5.0” é organizado por meio de uma parceria entre a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) com o Governo do Paraná e a Assembleia Legislativa do Paraná. O foco é tratar da inovação e da infraestrutura nos municípios. Entre as autoridades confirmadas está o governador do Paraná, Ratinho Junior.