Nessa segunda-feira (11), realizou-se nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a quarta reunião de partidos políticos denominada Frente Democrática Popular de São Miguel do Iguaçu. A aliança é formada por partidos de esquerda e centro esquerda.
São oficialmente quatro partidos com comando PT, PTB, PCdoB, PSOL. Participam sem poder de decisão, inicialmente, membros do Podemos, PMN, PSC e PDT.
Líderes comunitários participam na coordenação do movimento democrático. O debate inicial entre os dirigentes partidários foi pela unidade de ideias e conceitos, considerando que somos todos responsáveis pelo futuro de São Miguel do Iguaçu.
Após a maturidade e a transparência de intenções e propósitos inicia-se o processo de participativo, levando a todos os munícipes uma oportunidade de debate programático, sem o viés financeiro que macula o processo eleitoral dificultando a tomada de decisão do eleitor.
Nesse encontro após análise situacional e histórico municipal os participantes fizeram uma leitura do orçamento municipal, constatando uma crescente na arrecadação, sendo um dos mais encorpados da região da AMOP.
Além de observar os números e a Economia Municipal, serão considerados os indicadores de gestão pública, os indicadores cumprem um papel fundamental em diversas etapas. Eles ajudam os tomadores de decisão a avaliar adequadamente a realidade, a interpretar os desejos e necessidades da população e a implementar ações que atendam às prioridades estabelecidas.
No aspecto político considera-se que a Frente Democrática terá candidato ao pleito eleitoral municipal em 2020, com chapa de vereadores (as) e prefeito (a).
Nas próximas reuniões deve-se aprofundar na formulação das ações e o arco de alianças visando unir as pessoas que almejam uma cidade desenvolvida e autônoma. Potencializando os eixo econômico, social e politico sem distinção de raça, crença ou classe social.