Foto: 247 - Demonstrando desiquilíbrio mental e social, o deputado Coronel Tadeu (PSL) rasgou nesta terça-feira (19) um Cartaz sobre o Mês da Consciência Negra, em exposição na Câmara dos deputados.
O desenho que foi rasgado pelo deputado era de autoria do cartunista Carlos Latuff e denunciava a violência policial contra a população negra.
O cartaz trazia um homem negro deitado no chão e um policial com a arma saindo fumaça como se tivesse acabado de atirar. Com os dizeres – “o genocídio da população negra” e uma explicação com dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica) sobre mortes de jovens negros no país.
“Por sua vez, os negros são as principais vítimas dos policiais e o perfil predominante da população profissional do Brasil”, dizia a placa.
Os dados mostram que a Taxa de homicídios entre homens jovens pretos e pardos chegou a 185 a cada 100 mil habitantes em 2017, quase três vezes mais a dos brancos.
Dados do Fórum também apontam que, entre 2017 e 2018, 75,4% dos mortos em intervenções policiais no Brasil eram negros.
Nota 10 com louvor a atitude do Deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos deputados que repudiou com veemência a atitude deste deputado, vandalizando uma Exposição que tinha sido autorizada pela presidência da Câmara. "Em uma democracia, em um país livre, não é porque divergimos da posição da outra pessoa, que devemos agredi-la verbalmente, fisicamente, ou retirar de forma violenta uma peça de uma exposição que foi autorizada pela presidência da Câmara", condenou Rodrigo Maia.
O cartunista Carlos Latuff, por sua vez escreveu no Twitter, "Agressão de um policial militar, que por acaso também é um parlamentar, contra uma de minhas charges exposta no Congresso Nacional e que denuncia a violência policial, nos leva a seguinte reflexão: se fazem isso contra um cartaz, imagine contra gente de carne, osso e pele negra!"
Com informações do 247