“Todos os companheiros se envolvem na preparação com muita energia – e quando acaba o que fica é o desejo, a certeza de que logo estaremos preparando a próxima. Não tem dinheiro que pague a alegria de vermos essa disputa sadia, essa garotada correndo, demonstrando saúde e vigor em busca de uma vitória”.
Conhecido os novos campões da Copa Lions, encerrada ontem (24) no Ginásio de Esportes Joelson Marcelino, que é bom que se diga – uma grande festa esportiva. Um dos maiores eventos da região nesta categoria.
No momento em que o Presidente do Lions Clube, Valdecir Presa fazia uso da palavra para agradecer a todos que de uma forma ou outra contribuíram para o sucesso deste evento e já anunciando o próximo para 2020:
“Que Deus permita que no próximo ano estejamos aqui reunidos novamente para a grandeza do esporte”, me lembrei da importância da PREPARAÇÃO.
A esse respeito, aliás, um dos maiores líder motivacionais da atualidade, o escritor e palestrante, Leandro Karnal, nos lembra de que “apesar do imprevisível o futuro tem uma chave nas mãos – essa chave se chama preparo. Ninguém sabe o que ocorrerá nos próximos 10 anos. Porém, os mais bem preparados estarão melhores”.
E na sua palestra para os alunos da USP, continua: “Estar aqui não foi um plano quando eu tinha 16 anos de idade. Mas, estou aqui por que estudei. Estou aqui por que fui depois para uma graduação e uma pós-graduação – estou aqui por que enfrentei cursos e estágios no exterior e eu não sabia onde e nem a onde – mas eu sabia que quanto mais bem preparado eu estivesse, eu estaria melhor”.
Ao vermos o sucesso deste evento realizado pelo Lions Clube que há nove anos vem arrastando pais, mães, tios e tias, lotando o Ginásio para ver os seus pupilos correndo na quadra e dando os primeiros passos na vida do esporte é que notamos o quanto é importante a ORGANIZAÇÃO, a PREPARAÇÃO nos seus mínimos detalhes.
Dizia-nos Marcos Gonçalves, um dos idealizadores desta competição:
“Todos os companheiros se envolvem na preparação com muita energia – e quando acaba o que fica é o desejo, a certeza de que logo estaremos preparando a próxima. Não tem dinheiro que pague a alegria de vermos essa disputa sadia, essa garotada correndo, demonstrando saúde e vigor em busca de uma vitória”.
Fazer uma análise de equipe por equipe, fica difícil – foram 50 equipes em sete categorias e todas com o seu charme próprio da idade. Mesmo assim, no geral, temos que destacar o trabalho dos técnicos que estão ali, orientando, estimulando e dedicando boa parcela do seu tempo diário a esses atletas. E mais uma vez, ao conferirmos os resultados o que vemos é a PREPARAÇÃO.
Entre eles, destacam-se pelo tempo de trabalho dedicado as categorias de base, João Raimundi, Knapp, Henry, entre outros. Um dos técnicos que me chamou a atenção nesta competição foi o jovem Cassiano. Professor de Educação Física, conseguiu classificar para esta final, se não estou enganado, quatro equipes. Ele ordenava o posicionamento dos seus atletas na quadra de uma forma enérgica – mas com bondade no olhar... Parabéns a Organização que premiou todos os técnicos, destacando-os como “os grandes responsáveis pelo sucesso do evento, não só na parte técnica como também disciplinar”.
Falando em disciplina, destaque para os Árbitros que momentos antes destes jogos que valeriam o título, lembrava-os da importância do equilíbrio, da importância da serenidade, principalmente nestes momentos de decisão. “Estamos aqui para dar o nosso melhor. Não estamos aqui para favorecer quem quer que seja e gostaríamos de contar com um trabalho saudável por parte de vocês também – afinal, temos aqui empresas, famílias e temos que dar o nosso melhor para a grandeza do esporte”, dizia o Marcos, Árbitro e Professor de Educação Física, cumprimentando os técnicos. Isto é PREPARAÇÃO...
Aliás, ao descer a escada para entrar na quadra, vi uma cena digna de registro. Um pai, segurando firme a mão do seu filho que já estava se dirigindo para entrar na quadra para primeira disputada do dia, lhe dizia: “jogue para ganhar meu filho – mas se perder, não fique nervoso e muito menos irritado – só um time pode ganhar” – um lindo recado, um belo trabalho de PREPARAÇÃO no campo emocional, com reflexos diretos na parte disciplinar.
O Diretor de Esportes do Lions Clube, Adelar Paulus, lembrou que o sucesso deste evento se deve ao empenho das crianças, dos pais, dois técnicos e das empresas que patrocinaram as equipes. “Esse ano, inovamos com duas campanhas – a distribuição simbólica de 500 mudas de árvores nativas em favor do meio ambiente – e a Campanha Solidária em prol do Lar dos Idosos onde conseguimos arrecadar 2000 litros de leite”, agradecendo aos patrocinadores, especialmente aos atletas por aceitarem o convite de participar com tanto brilhantismo deste evento.
Premiação: Um dos charmes deste evento é que, mesmo depois do árbitro apitar e encerrar o último jogo, o público, na sua grande maioria formada por familiares dos atletas envolvidos, permanece no Ginásio até a entrega do último troféu, fotografando e registrando tudo o que acontece no seu entorno é a excelente Premiação oferecida nesta COPA..
OS CAMPEÕES
Sub 15 – Masculino
Associação Meninos de Ouro
Sub 15 – Feminino
Colégio Indígena Teko Nmoingo – João Fagion
Sub 13 – Masculino
AESMI / Laboratório São Camilo
Sub 11 – Masculino
AESMI / Rádio jornal / AB AgroBrasil
Sub 11 – Feminino
Contac / Cedit
Sub 9 – Masculino
AD Jovens Raimundi / Sicredi / Friella
Sub 7 – Masculino
Odontologia Dal Piva / Eko Celular / Friconzatti
VICE-CAMPEÕES
Sub 15 – Masculino
Planta Máquinas / BS Corretora / Vidabilita
Sub 15 – Feminino
AESMI / TransMorgan
Sub 13 Masculino
ADJovens / Raimundi / Friella / Sicredi
Sub 11 – Masculino
ADJovens / Raimundi / Sicredi / Friella
Sub 11 – Feminino
Auto Posto Marzinho
Sub 9 – Masculino
Eko Celular / Famabrito / Odontologia Dal Piva
Sub 7 – Masculino
AESMI / TransMorgan / Grazy Flores
TERCEIROS COLOCADOS
Sub 15 – Masculino
AD Jovens Raimundi / Sicredi / Friella
Sub 15 – Feminino
Espaço Odonto / Refrieli Refrigeração / Agropecuária Nativa / Agropecuária Scheffer / Landin / Agropecuária RS / Dingles / Tornearia do Japonês / AB AGROBRASIL / SEGURAGRO
Sub 13 – Masculino
AD Jovens Raimundi / Sicredi / Friella
Sub 11 – Masculino
Planta Máquinas / Frigonzatti / Tornearia São Miguel
Sub 11 – Feminino
Escola Vitorino Barbiero / Casa da Lavoura
Sub 09 – Masculino
AESMI / AGROBRASIL / São Camilo
Sub 07 – Masculino
ARS Agro RS / Rústica House Futsal
Melhor Torcida AJ Jovens Raimundi / Sicredi / Friella
Equipes mais disciplinadas
Masculino Sub 15 –
São Cristóvão / STOP Modas / Casarão Bebidas / Eko Celular / Restaurante do Gaúchinho / Mercado São Cristóvão
Feminino Sub 15
AESM / TransMorgan
Masculino Sub 13
Masculino Sub 13 – São Cristóvão / STOP Modas / Casarão Bebidas / Eko Celular / Restaurante do Gaúchinho / Mercado São Cristóvão
Masculino Sub 11
Kipão / Avalanche Azul / Consfátima
Feminino Sub 11
Indústria do Uniforme
Masculino Sub 09
Ideal SuperMercado / Ceifagril / Tornearia São Miguel
Masculino Sub 07
Aceti /Ipiranga
Melhor Uniforme
Sub 15 – Masculino
Associação Meninos de Ouro B
Sub 15 – Feminino
AESM / TransMorgan
Masculino Sub 13
AD Jovens Raimundi B / Sicredi / Friella
Sub 11 – Masculino
AESM / Rádio Jornal AB AGROBRASIL
Sub 11 Feminino
Contac / Cedit
Sub 9 – Masculino
São Cristóvão / Oficina dos Óculos / Auto Elétrica do Vani
Masculino Sub 07
ACETI Ipiranga
Goleiro Menos Vazado
Goleiro Menos Vazado
Masculino: Sub 15 – Antony, 03 gols (Associação Meninos de Ouro); Sub 13 – Leonardo, 05 gols (AD Jovem / Sicredi / Friella); Sub 11 – Murilo, 05 gols (AESM / Rádio Jornal /Agrobrasil); Sub 09 – Felipe, 05 gols (Eko Celular / Farmabrito / Odontologia Dal Piva); Sub 07 – Fernando 05 gols (Eko Celular / Farmabrito / Odontologia Dal Piva).
Feminino: Sub 15 – Taiane, 01 gols (Colégio Indígena Teko Nmoingo – João Fagion); Sub 11 – Larisa (Contac / Cedit)
Artilheiros
Masculinos: Sub 15 – Kauã, 15 gols (Planta Máquinas / BS Corretora / Vidabilita); Sub 13 - Lucas, 15 gols (AD Jovens Raimundi / Friella / Sicredi); Sub 11 - Alisson Pereira, 15 gols (AESM / Rádio Jornal / Agrobrasil); Sub 09 – Gustavo, 15 gols (AD Jovens Raimundi / Sicredi / Friella); Sub 07 – Alessandro, 13 gols.
Feminino: Sub 15 – Maria Clara Adamante, 05 gols (AESM / TransMorgan); Sub 11 – Laura Machado, 10 gols (Contac – Cedit)