Da Assessoria - Na tarde de hoje (25), o grande expediente foi palco de merecida homenagem às atletas paranaenses que contribuíram para a campanha vitoriosa da Seleção Brasileira conquistasse o título de Campeã Mundial de Futsal de Surdos 2019. Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná - ALEP, o deputado Marcio Pacheco, proponente da homenagem, entregou Menções Honrosas para as atletas de Curitiba, Fazenda Rio Grande e Cascavel.
Pacheco frisou o valor do triunfo das garotas no mundial disputado em Winterthur, na Suíça. Também chamou atenção para o fraco incentivo ao esporte que, sistematicamente, obriga atletas a conciliar a rotina em empregos convencionais e a rotina de treinos com a organização de eventos e rifas para juntar o dinheiro necessário para o custeio da viagem.
“Falta inteligência ao governo que não incentiva o esporte”, argumentou o parlamentar.
O deputado fez considerações especiais para as atletas Laellen Brizola e Waneza Wons, cascavelenses, moradoras do bairro Morumbi, Região Norte de Cascavel. “Waneza é uma muralha. Já a Laellen é, simplesmente, a artilheira e a melhor jogadora do mundial”, lembrou.
O parlamentar registou a importância do apoio dos empresários Celinha Mascarello, Josias do Interlagos e do Brizola - pai da Laellen.
O mundial
No Mundial de Futsal de Surdos 2019, disputado em Winterthur, na Suíça, a Seleção Brasileira venceu todos os jogos por placares elásticos, goleadas. O saldo de gols é de 49 gols marcados e apenas 5 sofridos.
Na final o Brasil enfrentou a Polônia e venceu por 4x0.
A seleção masculina terminou o mundial em 7* lugar. A melhor colocação em todos os tempos.