Banner aniversário de são miguel

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
COISAS QUE A DIREITA NÃO FALA (OU... MAIS PROPRIAMENTE, NEM SABE) SOBRE PAULO FREIRE.
  Data/Hora: 20.dez.2019 - 20h 37 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Por Douglas Gregori, via redes sociais...

 

Foto: escolaeducação.com.br - Paulo Freire era CRISTÃO; recebeu nos Estados Unidos o prêmio Willian Rainey Harper, dedicado às grandes contribuições à educação religiosa; foi consultor educacional do Conselho Mundial de Igrejas, em Genebra, na Suíça.


- Paulo Freire é o brasileiro com mais títulos e homenagens concedidas ao redor do mundo, mais que Pelé.


- Paulo Freire faleceu cinco anos antes de Lula ter tomado posse como presidente, logo, nunca foi ministro da educação.


- O método Paulo Freire pode ser adaptado a todos os níveis educacionais, mas seu objetivo original foi o combate ao analfabetismo de adultos em situação de pobreza e exclusão social.


- A pedagogia de Paulo Freire NUNCA foi aplicada no Brasil, nem nos governos petistas. Só em 1963 ocorreu uma experiência-piloto numa pequena cidade nordestina, na qual 300 pessoas absolutamente analfabetas aprenderam a ler, escrever e matemática básica em 45 dias, episódio que ficou conhecido como "As 40 horas de Angicos" e projetou mundialmente Paulo Freire, já que isso poderia ser considerado um milagre, indiscutivelmente um feito histórico.


- Paulo Freire era filho de um militar.


- Exilado pela ditadura de 64, Paulo Freire foi convidado pela mundialmente consagrada Universidade de Harvard para lecionar lá, passando a atuar também junto à ONU; posteriormente trabalhou na britânica Cambridge.


- Weintraub disse que nenhum país adotou o método Paulo Freire, só que em 2014 a Revere High School de Massachusetts foi avaliada como a melhor escola pública dos Estados Unidos e usava o método Paulo Freire... e é fato notório que várias instituições educacionais ao redor do mundo, em países pobres e ricos, adotam o método de Freire.


- Os países do mundo onde Paulo Freire é mais conhecido e estudado são A Suíça, a Finlândia (destaque mundial na educação), demais países nórdicos e os Estados Unidos. 


 - Durante o mesmo período em que foi exilado pelos militares, Freire coordenou projetos de alfabetização em países como Chile, Bolívia, Guiné-Bissau, Moçambique, com excelentes resultados, enquanto no Brasil o MOBRAL amargava estagnação e fracasso.


- Na sua formação Freire estudou diversos pensadores que o influenciaram, inclusive Marx. Porém, fato é que as principais influências foram os fenomenologistas e existencialistas como Husserl, Jaspers, Kierkgaard, Sartre, Heidegger, e sua principal influência foi DEWEY, o fundador do sistema educacional dos Estados Unidos, que prima pela democracia na sociedade liberal e a valorização da diversidade cultural.


- A mais conhecida obra de Paulo Freire Pedagogia do Oprimido faz parte das obras referenciadas (leitura obrigatória a todos os estudantes) nas principais universidades do mundo, e ele é o terceiro autor mais citado nas teses, artigos, dissertações, livros e trabalhos acadêmicos no mundo todo, e não só na área de humanas, este índice é geral.


 - Paulo Freire recebeu o título de doutor honoris causa em 35 universidades espalhadas pelo mundo, inclusive de forma póstuma; possui homenagens e centros de pesquisa dedicados a ele em várias universidades do mundo; nos Estados Unidos há uma escola pública que leva seu nome, o que também ocorre em outros países do mundo.


- Congressos e eventos acadêmicos ocorrem em universidades ao redor do mundo, reunindo estudiosos do pensamento de Paulo Freire. Ele é um pensador consagrado na cultura ocidental, tal como outros famosos, como são Rousseau, Nietzsche, Locke etc.


- O maior estadista da história da humanidade e melhor presidente da história do Brasil, promotor da paz e protetor do meio ambiente, o considera um energúmeno. Seus apoiadores o culpam pela falência do sistema educacional do Brasil, apesar de sua pátria mãe nunca lhe ter lhe dado uma oportunidade de contribuir com a educação, ao contrário do que aconteceu em diversos países ricos ou pobres ao redor do mundo, fazendo com que, sem exagero, possa ser considerado como um dos maiores pedagogos da história da humanidade (senão o).

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Exposição
Banner Mirante
Bassani
Banner emprego
Banner Einstein
Banner pedrão 2018