Por Débora Matos / Assessoria de Comunicação
Fotos: Débora Matos - As comemorações dos 40 anos do PT continuam por todo o Brasil. Em Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná, a festa reuniu cerca de 700 pessoas na quinta-feira (05) e contou com a presença da presidenta nacional do partido, Gleisi Hoffmann, além de outras lideranças de toda região. “Francisco Beltrão é um dos berços históricos do PT. Foi muito bom rever companheiros e companheiras que iniciaram essa caminhada e aqueles que estão se somando a nós neste momento de luta pelo Brasil”, destacou Gleisi.
Durante o evento, foram homenageados fundadores do partido, lideranças históricas na região, os novos filiados, dirigentes e mandatários de diversos períodos ao longo dos 40 anos do PT. Gleisi também recebeu um ofício de agradecimento da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Uma emenda que a deputada destinou ao Campus de Francisco Beltrão ajudará na implantação do Centro de Análise de Leite e Derivados da UTFPR. O local muito contribuirá para a bacia leiteira do Paraná e para os produtores do estado. “Junto com a deputada Luciana Rafagnin vamos continuar trabalhando para trazer mais benefícios para o povo paranaense. Contem sempre com a gente”, disse.
Cascavel
Em Cascavel, no oeste do Paraná, a comemoração aconteceu na sexta-feira (06), quando foram apresentados os pré-candidatos e pré-candidatas para as eleições de 2020, entre eles o vereador Paulo Porto, pré-candidato a prefeito pelo PT em Cascavel.
Gleisi também assinou a ficha de novos filiados. “Estamos com muita disposição para resistência e avanço da luta com o povo brasileiro. O PT estará nas ruas e nas eleições pelo Brasil”, destacou.
A deputada fez um resumo da trajetória do partido e garantiu que o PT voltará a governar o país. “O nosso partido surgiu do sonho de homens e mulheres ousados. Começou no movimento sindical e logo se ampliou, recebeu os jovens, as mulheres, os intelectuais, os servidores públicos, os agricultores. O PT expressa a diversidade do povo brasileiro, está enraizado na sociedade.” E destacou o orgulho de fazer parte da maior legenda progressista da América Latina. “Militar no PT é uma honra porque mostramos a todos que um outro Brasil é possível e vamos mostrar novamente porque voltaremos a governar esse país para o bem do povo brasileiro”, acrescentou.
Vigília Resistência Camponesa
Ainda em Cascavel, Gleisi visitou a Vigília Resistência Camponesa para levar solidariedade e apoio ao MST contra a onda de despejos autorizada pelo Governador Ratinho e a violência do governo Bolsonaro contra os movimentos sociais.
A mobilização dos agricultores e agricultoras acampadas começou no dia 28 de dezembro de 2019, e se manteve diariamente entre 10h e 15h, às margens da BR 277, KM 557. A ação teve início para denunciar os despejos contra três comunidades: Resistência Camponesa, Dorcelina Folador e 1º de Agosto, localizadas no complexo de fazendas Cajati. Os acampamentos existem há cerca de 20 anos e são formados por 212 famílias, num total de 800 pessoas, entre elas aproximadamente 250 crianças.
“Estamos aqui para defender o direito da terra, o acesso a terra e a produção. Viemos dar nossa solidariedade ao MST, que está em vigília para chamar a atenção à violência que tem no campo e a essa tentativa de retirá-los da terra onde estão. Onde tiver a luta do povo, luta pela vida e pela produção nós estaremos juntos e juntas”, frisou a deputada.