Por Luciano Néris, pré-candidato do PSOL
Continuando com aquele pensamento escrito no muro de Berlim, por autor anônimo de que: “algumas poucas pessoas, em alguns poucos lugares, fazendo algumas poucas coisas podem mudar o mundo”, continuo com a reflexão sobre Laços Sociais e o desenvolvimento do município.
Meu objetivo é continuar agregando forças comunitárias e estimular valores/características culturais e melhorar de forma consistente o perfil econômico, alavancando potencialidades e fomentando oportunidades.
Para iniciarmos as discussões para planejar São Miguel que queremos ter, temos antecipadamente assumir um Compromisso, levamos em conta dois aspectos considerados primordiais:
1º A participação de todos os partidos que COMUNGAM do mesmo compromisso e das lideranças populares, constituindo resultado de uma reflexão coletiva.
2º Formulação de uma base teórico-conceitual (metodologia) que servirá como suporte para a apresentação de propostas transformadoras da gestão pública municipal e das diretrizes de desenvolvimento do município.
É preciso, ter a convicção da importância do planejamento e da estratégia. Isso influi sobre os resultados futuros. Enfim é preciso construir uma VISÃO ESTRATÉGICA em todas as lideranças comunitárias do município porque estamos todos no mesmo barco, é preciso que a comunidade sinta-se corresponsável pelo futuro do nosso município.
Eu sei que nesse barco tem vários espaços, uns mais cômodos outros mais incômodos. É sabido por todos a péssima distribuição de rendas existente em nosso município.
A participação é importante por outro aspecto, as pessoas se opõe àquilo que não participam.
ENTÃO DEVEMOS PENSAR PARA ONDE VAI SÃO MIGUEL
Quais indicadores sociais que temos e queremos alcançar?
Saúde: promoção, prevenção, assistência, vida e não doença.
Escolaridade
Emprego e Renda.
Cultura.
Juventude, Terceira idade, esporte e lazer.
Pequenas e médias propriedades rurais, setores (avícola, suíno, grãos e olerícola)
Empreendimentos urbanos Comercio, Serviços e Industria.
QUAL É O NEGÓCIO DE SÃO MIGUEL
Vocações existentes
Vocações adormecidas
Novas vocações
Pontos fortes, potencialidades.
Pontos fracos, gargalos, ameaças.
Na produção, como melhorá-la
Na indústria, o que fazer, como fazer.
No comércio
Nos serviços
No turismo.
Qualificação e desenvolvimento de pessoas.
Onde ser excelência.
São quatro os setores emergentes e vitais para o desenvolvimento econômico municipal e: Agricultura e Pecuária, Turismo, industrialização e comércio.
Porém esses setores trazem consigo outros investimentos públicos como: Infraestrutura básica: habitação, saneamento básico, energia elétrica, telefonia e processamento de dados, comunicação, pavimentação em estradas vicinais, tecnologias, capacitação profissional e preservação do meio ambiente.
O ser humano se auto motivam, de acordo com suas necessidades. No município encontraremos diversos níveis de necessidades, então deveremos ter o bom senso de anteciparmos aos desejos da comunidade.
Para uns a fome e mais importante que a segurança; para outros a habitação, emprego, estradas, educação, saúde, entretenimento ou auto realização.
Por isso não podemos chegar ao ponto de considerar que a fome deixa de ser importante para ser emergência. A fome não deve existir, portanto temos dois extremos bem definidos: Quem é rico financeiramente e quem é pobre. Chegamos no limite em que pessoas desse município passaram fome.
Então é possível ter alimento, moradia, saúde, entretenimento, educação, respeito e garantir as futuras gerações recursos necessários para que vivam com qualidade de vida.
Devemos partir do principio de que as necessidades humanas estão organizadas numa hierarquia de valores premência, quer dizer, a manifestação de uma necessidade se baseia geralmente na satisfação prévia de outra, mais importante ou premente. O homem sempre deseja. Não há necessidade que possa ser tratada como se fosse isolada; toda necessidade se relaciona com o estado de satisfação ou insatisfação do outra.
São Miguel do Iguaçu somente será forte e reconhecida, quando nós mesmos acreditarmos que possa ser.