Proposta é assinada pelos deputados Pacheco, Goura e Luersen
Da Assessoria - Em breve, os moradores e visitantes terão mais opções de rotas para a prática do cicloturismo no litoral do Paraná. É o que prevê o Projeto de Lei 170/2019 aprovado hoje (14), em segundo turno, durante a sessão online da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A proposta é de autoria dos deputados da bancada do PDT: Marcio Pacheco, Goura e Nelson Luersen.
A proposta obteve hoje (14) o voto favorável de 49 deputados estaduais, instituindo o Circuito Cicloturismo do Litoral do Paraná. De acordo com os parlamentares, o objetivo é incentivar o uso da bicicleta e o turismo ecológico, a valorização da cultura e dos atrativos do litoral do Paraná e a movimentação econômica local.
“O projeto que apresentamos em conjunto com a bancada do PDT traz uma série de benefícios para o litoral paranaense. A principal delas é incentivar as pessoas a conhecerem as áreas litorâneas e as belezas naturais desta região”, ressalta Pacheco.
A proposta, segundo Pacheco, não exige grandes investimentos, pois requer ações simples e eficazes para atrair os visitantes, abrindo o caminho para explorar também as rotas do ecoturismo poucas conhecidas do litoral paranaense.
Para o deputado Goura, a ideia é criar uma política estadual de cicloturismo no Paraná. “Ter uma política pública de incentivo ao cicloturismo seria inédito no Brasil. E nós queremos o Paraná na vanguarda desta política”, explicou.
A proposta apresentada também inclui o incentivo ao uso de bicicletas para explorar as rotas do litoral. Integram a rota do cicloturismo os municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.
O projeto será votado em terceira e última votação na sessão ordinária de amanhã (15) na Assembleia Legislativa antes de ser enviada para a sanção do Executivo Estadual.