banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
UNILA oferece infraestrutura física para ações de enfrentamento à Covid-19
  Data/Hora: 24.abr.2020 - 18h 0 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - A UNILA está utilizando dois fatores importantes nas ações de enfrentamento à Covid-19: o conhecimento e experiência de seu corpo docente e técnico e parte da infraestrutura física da Universidade. “Estamos disponibilizando infraestrutura e toda a nossa expertise de ensino, pesquisa e extensão na busca de uma solução a esse problema. O melhor que a gente pode fazer é isso, contribuir com a sociedade de Foz do Iguaçu”, ressalta o vice-reitor Luis Evélio Garcia Acevedo.



Em relação à infraestrutura, quatro veículos oficiais e uma ambulância já estão cedidos à Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, e os bonecos usados nas aulas de Medicina auxiliaram na capacitação para atendimento emergencial no Hospital Municipal e no Hospital Costa Cavalcanti.


Além disso, um grupo de trabalho, formado por servidores da UNILA, está avaliando as possibilidades de uso da infraestrutura física da Universidade para a crise sanitária e os mecanismos necessários para sua efetivação.



Uma das sugestões é ceder, para uso das autoridades da saúde, o prédio do alojamento, no campus Integração (Avenida Tancredo Neves), cuja construção foi recentemente finalizada. O local poderia ser utilizado como posto de drive thru para vacinação de idosos e/ou teste rápido da Covid-19. Outra sugestão é usar o prédio, que tem 288 leitos disponíveis, como uma unidade para atendimento de casos de menor gravidade, com infraestrutura hospitalar básica ou, ainda, para a montagem de um hospital de campanha. Essa ação, no entanto, demandaria uma parceria com o Exército, que tem equipamentos e pessoal com treinamento adequado.



Outra possibilidade seria usar o prédio como um local de descanso temporário para os profissionais da saúde que estejam em maior contato com as vítimas da doença e que optem por não retornar para suas residências, prevenindo de potencial infecção pessoas da família.



Segundo o secretário de Implantação do Campus, Aref Kzam, que também é o coordenador do grupo de trabalho, o uso da infraestrutura física da UNILA está sendo constantemente avaliado e vai depender das necessidades do município no enfrentamento à Covid-19. A Prefeitura de Foz do Iguaçu recebeu as sugestões da UNILA para o uso do prédio.



O vice-reitor reforça que a UNILA pode atuar em várias áreas, incluindo as preocupações com a crise econômica resultante da crise sanitária, mas que este é o momento de as ações estarem direcionadas à saúde. “Neste momento, entendemos que todos devem focar em atacar os problemas imediatos da Covid-19, isto é, a saúde e o bem-estar das pessoas. Depois, virão momentos para outras estratégias que se preocupem com a economia e a volta à normalidade”, destaca.



Além da oferta da sua infraestrutura física, a UNILA já entregou à Prefeitura os primeiros frascos de álcool glicerinado 80%, está realizando testes para a Covid-19 em parceria com o Hospital Municipal e desenvolvendo a automação de respiradores manuais para situações de emergência, entre outras ações de enfrentamento à Covid-19.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner Exposição
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Bassani