Desde quarta-feira (29) o Laboratório do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL) está habilitado pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen) a fazer os exames para detectar a Covid-19.
Da Assessoria - Com a habilitação, o Laboratório passa a ter capacidade para testar 200 pacientes por dia, com exames do tipo RT-qPCR (sigla em inglês para Reação em Cadeia da Polimerase com Transcrição Reversa), que utiliza técnicas de biologia molecular para fazer uma busca minuciosa pelo material genético do Sars-Cov-2 nas amostras de secreção nasal e oral. Como o HMPGL é o hospital de referência na região, ele poderá fazer exames para todos os municípios da 9ª Regional de Saúde.
A realização dos exames só foi possível por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a UNILA. A Universidade transferiu os equipamentos do Laboratório de Pesquisa em Ciências Médicas para o Hospital. Já a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Saúde, fez a compra dos insumos necessários para os testes. “Em um momento em que a ciência e as universidades públicas brasileiras passam por algumas dificuldades, a parceria entre a UNILA e o Hospital Municipal no enfrentamento da pandemia de Coronavirus é de extrema importância para, mais uma vez, reafirmar para a sociedade o quanto é necessário investirmos em ciência e tecnologia”, salientou o gerente e responsável técnico do Laboratório Municipal, Rafael dos Santos da Silva.
Silva lembrou que os professores da UNILA também ajudaram a Prefeitura a ter acesso a fornecedores de insumos e reagentes para os exames. Já a equipe do HMPGL ficou responsável por toda a logística e adequação do laboratório para a realização dos testes, seguindo a legislação vigente. “Com isso, conseguimos disponibilizar para a população de Foz do Iguaçu um teste padrão ouro, com reagentes que todos os laboratórios de diagnóstico e de pesquisa buscam para o enfrentamento da pandemia”, avalia o gerente, que também é aluno do Mestrado em Biociências da UNILA.
Após receber a notícia da habilitação, o prefeito Chico Brasileiro reafirmou a importância da parceria entre o poder público municipal e a Universidade. “Essa é mais uma conquista desta parceria. Nessa união, teremos capacidade de avaliar nossos pacientes com resultados rápidos que possibilitem o melhor monitoramento da doença”, disse. Chico Brasileiro lembrou que Foz do Iguaçu é uma das únicas cidades do interior do Paraná que conta com dois laboratórios habilitados para fazer os exames. Além do Laboratório Municipal, o Laboratório do Hospital Ministro Costa Cavalcanti também está habilitado para fazer os testes.
Para o reitor da UNILA, Gleisson Brito, a habilitação “é a consolidação do compromisso, como Universidade Federal, de auxiliar o município no enfrentamento à Covid-19. E, mais uma vez, entendemos que isso só reforça a importância da atuação interinstitucional, em que diferentes atores somam forças, e quem ganha é a sociedade”.
Foto - A professora do curso de Medicina da UNILA Maria Leandra Terencio, responsável pela implantação dos testes