Da Assessoria - Texto: Melissa Diniz Medroni - Na pauta, lançamento dos projetos Gralha Confere e Universidade Amiga, o Novo Calendário Eleitoral e as medidas preventivas ao Covid-19 nas próximas eleições municipais.
Na próxima quarta-feira (22), das 14h às 15h, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, participa de uma coletiva de imprensa por videoconferência, na qual também estarão presentes o vice-presidente e corregedor, desembargador Vitor Roberto Silva, e o diretor-geral do Tribunal, doutor Valcir Mombach. O evento será transmitido pelo YouTube. As perguntas dos jornalistas podem ser previamente enviadas para ascom@tre-pr.jus.br ou realizadas ao vivo por meio do chat do evento.
Na ocasião, serão oficialmente lançados dois novos projetos da instituição para as Eleições 2020: a Central de Combate à Desinformação Gralha Confere e o programa Universidade Amiga da Justiça Eleitoral. Também serão esclarecidas dúvidas dos jornalistas sobre o Novo Calendário Eleitoral, as novidades para as próximas eleições e as medidas preventivas ao Covid-19 durante o processo eleitoral envolvendo a saúde de eleitores, mesários, servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral.
Gralha Confere
A partir da próxima quarta-feira (22), e durante todo o período eleitoral, a população poderá enviar pelo WhatsApp dúvidas sobre conteúdos que circulam nas redes sociais relacionados ao processo eleitoral e à segurança do voto. Não são averiguadas informações sobre candidatos e partidos.
Universidade Amiga
Para estimular a participação dos jovens no processo eleitoral, o TRE-PR inova com o projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral. O objetivo é aumentar o número de mesários voluntários com o oferecimento de, no mínimo, 30 e 60 horas extracurriculares aos estudantes das universidades conveniadas que trabalharem no primeiro ou nos dois turnos das eleições, respectivamente.
Mesário Voluntário
A Justiça Eleitoral, que fechou parcerias com a iniciativa privada para fornecer equipamentos de segurança individual para quem trabalhar nas eleições, conclama aqueles que não sejam do grupo de risco a colaborar neste momento, para que o país seja beneficiado e a democracia, fortalecida. O treinamento será feito on-line. Todo mesário tem direito a dispensa do serviço pelo dobro de dias de trabalho prestados à Justiça Eleitoral, além de:
- créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior conveniadas;
- vantagem de desempate em concurso público, quando expresso em edital;
- isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo Poder Público Estadual, de acordo com a lei 19196/2017, dependendo da regulamentação expedida pela instituição promotora do concurso.
SERVIÇO
Coletiva de imprensa Eleições 2020
Data: 22 de julho (quarta-feira)
Horário: Das 14 às 15 horas
Transmissão:YouTube. Não é necessária inscrição.
*As perguntas podem ser previamente enviadas por e-mail para ascom@tre-pr.jus.br ou realizadas por meio do chat do evento.
Texto: Melissa Diniz Medroni
Arte: Thiago Miquelleto Tolotti
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR