Por Rosita Fonteles,
Em agosto de 2020, Fernando Bedeti, com seus 25 anos de repórter da saúde, entrevista o Dr. José de Felippe, oncologista, professor de medicina com mais de 50 anos de experiência.(Veja em: https://www.youtube.com/watch?v=157NwHZrU7I).
Nessa entrevista O Dr. Felippe fez algumas declarações que considerei de extrema importância na atual conjuntura da saúde global. Ele entende que a mídia está fazendo terrorismo com a população em torno dessa pandemia. Em suas palavras a pandemia é "algo muito bem orquestrado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) pra aterrorizar o mundo". Comenta sobre um estudo alemão, que foi noticiado pela rede globo como fake, no entanto ele disse que leu o artigo e que não é fake.
Aporta que um estudo realizado nos Estados Unidos com a vacina H1N1 aponta que o grupo que tomou a vacina pegou mais covid que o grupo que não tomou, 30 % a mais. Dr. Angel Ruiz-Valdepeñas, da Espanha, no seminário, Medicos por la verdad, pede mais pesquisas sobre o corona vírus por se tratar de um padrão tóxico cruzado e não simplesmente infeccioso. Solicita para que estudos vejam inclusive se não existe alguma influência da vacina antigripal nessa pandemia. (Veja em: https://www.youtube.com/watch?v=GHHhHBNqaCM - Parte 2).
É provável que em 2015 a vacina dTpa, que foi incluída no calendário de vacinação das gestantes em 2014, para evitar a coqueluche nos bebês, tenha resultado na microcefalia em mais de 3000 crianças no Brasil, fora o número de mortos. No entanto as autoridades declaram que a causa da microcefalia foi o Zika Vírus.
De acordo com o Ministério da saúde, veja em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/23254-cdc-reconhece-relacao-do-virus-zika-e-microcefalia , as evidências consideradas foram " vermelhidão na pele durante o primeiro trimestre da gravidez – que é um dos sintomas da Zika - em grande parte das mulheres que tiveram bebês com microcefalia". Entretanto esses podem ser também os efeitos colaterais da vacina dTpa, que sendo aplicada no primeiro trimestre de gravidez pode causar microcefalia. Quanto aos estudos, declarado pelo ministério da saúde, que comprovam que a causa foi o Zika vírus. Quais são? Onde estão? Como foram realizados? Temos o direito de saber e o dever de conferir a veracidade das informações.
"Qual a importância da hesitação vacinal na queda das coberturas vacinais no Brasil?", é um estudo publicado pela revista de saúde pública (veja em: https://www.scielo.br/pdf/rsp/v52/pt_0034-8910-rsp-52-87872018052001199.pdf). Hesitação vacinal é o atraso em aceitar ou a recusa das vacinas dos serviços de saúde. Esse trabalho enfoca a queda das coberturas vacinais observadas a partir de 2016. Terá sido por conta do surto de microcefalia de 2015 e a suspeita de que o problema tenha sido provocado por uma vacina? O medo tem uma função boa, que é de nos proteger, mas precisamos de informações confiáveis, de conhecimento para vencer o medo e nos protegermos com segurança e sabedoria.
Dr. Felippe também fala sobre a falta de humilde das autoridades quando recusaram tratamentos do covid que estavam dando certo e apela para o bom senso. Acredita que se tivessem continuado com tratamentos que estavam dando certo no início dessa "pandemia" teriam evitado muitas mortes. Entende que faltou humildade das autoridades pra aprender com quem sabe, com experiências que estavam dando certo, que a arrogância das autoridades impediu o aprendizado e se lamenta por não ter falado antes. Talvez o mesmo tenha acontecido em 2015, na época do surto de microcefalia, se tivéssemos falado de nossas suspeitas sobre a vacina e esclarecido poderíamos ter evitado muitos problemas.
Se o povo não se unir, não falar e procurar mostrar a verdade muitas vidas podem continuar se perdendo e poderemos colher frutos ainda mais azedos dessa omissão no futuro. Os "medicos por la verdad" estão fazendo a parte deles, veja em: https://www.youtube.com/watch?v=aiD4fxY9ujA. Está em espanhol, mas em português temos a matéria "Médicos se unem e dão outro enfoque a "Pandemia"", em: https://www.diariodepetropolis.com.br/integra/medicos-se-unem-e-dao-outro-enfoque-a-pandemia-184612.
Ciência é "o conhecimento atento e profundo de algo" e quando se fala em artigos científicos se entende que se trata de informações verídicas, confiáveis. No entanto, hoje, no Google acadêmicos talvés exista uma grande quantidade de artigos científicos pautados em informação fornecida por autoridades, como o ministério da saúde, que declarou o Zika vírus como a causa do surto de microcefalia em 2015. Onde podemos confirmar essa informação? E se não confirmarmos as informações através de estudos sérios e transparentes sobre o que ocorre hoje, nessa pandemia, como serão os artigos sobre esse tema futuramente? Em que estamos transformando a ciência?
Sou Rosita Capelo Fonteles e faço parte da equipe pedagógica do programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola (https://www.cincominutosdevalores.org/). Desde 2008 trabalhamos e disponibilizamos gratuitamente material didático para o desenvolvimento de valores como: honestidade, respeito, responsabilidade, compromisso, humildade, justiça, gratidão, entre outros. Apesar de nossos esforços observo que muito ainda precisa ser feito pela educação em valores. Entretanto entendo que o mais importante no momento é procurar saber e divulgar o que está acontecendo. Juntos podemos mais, ajude a salvar vidas através da verdade, colabore um pouco mais.
Antecipadamente agradeço
Rosita