Por Vanessa Cavalca Presa, via redes sociais...
“A crise econômica que está avançando em nossa direção não será resolvida por uma droga ou uma vacina”
Vou falar o que penso: através da leitura de muitos artigos publicados em relação ao Covid-19 , dois me chamaram muito a atenção e reflexão . “Atacar as doenças não transmissíveis é um pré-requisito para um combate bem-sucedido à atual crise“. “A crise econômica que está avançando em nossa direção não será resolvida por uma droga ou uma vacina.”
Artigo publicado no final do mês de setembro no semanário The Lancet. Outro estudo da Unicamp e USP “Relacionado ao covid 19 afetando células astrocitos do córtex cerebral que tem por funções complexas como memória, atenção, consciência e linguagem. O resultado do estudo foram sintomas persistentes, mesmo em indivíduos infectados com sintomas leves: sonolência, fadiga, cefaleia, memória, ansiedade, depressão etc. Visto que essas células também são essenciais no metabolismo de neurotransmissores.
Eu me infectei no final de junho e meus sintomas persistentes são como os citados pelo artigo. Bom concluindo: esse vírus não é uma pandemia qualquer é muito mais grave - ainda mais com o aumento de doenças crônicas que já vínhamos enfrentando como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade etc., até doenças mentais. Observei também que através do monitoramento de diarreias na nossa regional de saúde por exemplo caiu drasticamente esse atendimento, levando a conclusão que higiene foi um fator relevante para esses dados. Tudo se resume a prevenção e promoção à saúde que tem que ser intensificada para mudar o panorama atual!
Vanessa Cavalca Presa, é Enfermeira e trabalha na 9 Regional de Saúde em Foz do Iguaçu.