Nesta foto, onde vemos o atual presidente da Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu, vereador Raulique Farias, o popular Quéti, dando posse ao prefeito Boaventura Motta, está evidenciado a Força e o Poder do Legislativo.
Esse é um dos momentos que todos os Vereadores, jamais deveriam se esquecer. É lógico que deve existir a harmonia entre os PODERES, mas o que deve permanecer sempre, é a independência entre eles.
Neste abraço está simbolizado a Força e o Poder do Legislativo. É o Legislativo que dá posse ao prefeito – logo após ele estender o braço direito e fazer o seu juramento em alto e bom som para toda a comunidade ouvir de que “promete cumprir a Constituição, observar as Leis e desempenhar com lealdade o mandato que lhe foi confiado”.
É o Legislativo que fiscaliza, aprova ou desaprova todos os atos do Executivo. Por que lembro isso?
É o vereador que procura humanizar o ambiente político local, encaminhando e buscando viabilizar as demandas da população. É no Legislativo Municipal que a população vê espelhada o seu sentimento de valorização do bem estar local...
O vereador é eleito e colocado lá para “vigiar e cuidar bem dos negócios do povo” – digo negócios do povo por que eles são pagos e muito bem por sinal, com o dinheiro dos nossos impostos.
E no nosso caso em particular, onde viemos de uma verdadeira Pandemia Administrativa com uma série de prisões e uma imagem negativa para ser esquecida para sempre, precisamos de trabalho, trabalho e muito trabalho em torno de Geração de Emprego e Renda. Volto a esse assunto, ainda essa semana...
Hoje de manhã, tivemos a primeira sessão do Legislativo Municipal, onde foram eleitas as Comissões permanentes. São essas comissões técnicas que têm a incumbência de discutir e apreciar projetos de lei, emendas e outras proposições, antes destas irem a Plenário para sua votação final.
As Comissões Permanentes para o biênio de 2021/2022, foram aprovadas por 07 votos favoráveis – o voto contrário foi do vereador Vanderlei dos Santos e uma abstenção (vereador Marcos Murbach que não compareceu) e ficou assim constituída:
Comissão de Legislação, Justiça e Redação
Presidente: Anderson Nunes Lazzeris
Relator: Juliane Dandolini
Membro: Vanderlei dos Santos
Comissâo de Finanças, Orçamentos e Fiscalização
Presidente: Juliane Dandolini
Relator: Anderson Nunes Lazzeris
Membro: Lafaiete Ganda Meira
Comissâo de Obras Serviços e Urbanismo
Presidente: Lafaiete Ganda Meira
Relator: Eloi Racki
Membro: Evandro Ghellere
Comissão de Educação, Saúde e Bem Estar Social
Presidente: Juliane Dandolini
Relator: Evandro Ghellere
Membro: Kleverson Akihito Takahaski
Comissão de Agricultura e Meio-Ambiente
Presidente: Evandro Ghellere
Relator: Anderson Nunes Lazzeris
Membro: Kleverson Akihito Takahaski
Comissão de Indústria, Comércio e Turismo
Presidente: Eloi Racki
Relator: Evandro Ghellere
Membro: Vanderlei dos Santos
Comissão de Ética Parlamentar
Presidente: Vanderlei dos Santos
Relator: Eloi Racki
Membro: Anderson Nunes Lazzeris