Nota da redação: Parabéns ao Legislativo Municipal pelo trabalho realizado diante desses dois pedidos de cassação protocolados em menos de 15 dias. Parabenizo-os pelo fato de que estão conscientes de que o nosso município precisa voltar a crescer, gerar emprego e renda para a nossa população.
Em sessão remota o Legislativo Municipal de São Miguel do Iguaçu, realizou ontem, sobre a presidência do vereador Eloi Racki, a10ª Sessão Ordinária de 2021, onde o principal prato do dia foi a apreciação do pedido de cassação do prefeito Boaventura Motta – arquivado por 7x1. Lembrando que, como se trata de um pedido de abertura, o presidente só vota em caso de empate.
Vale salientar que as sessões estão sendo presidida pelo vereador Eloi Racki, vice-presidente da Câmara, tendo em vista que o presidente Raulique Farias se encontra hospitalizado por ter contraído o COVID-19.
As últimas informações que temos é que, depois de ter passado por um período dramático – intubado na UTI por vários dias – já se encontra respirando normalmente e em franca recuperação. Dizem os mais chegados, que ao seu estilo brincalhão, além de agradecer as preces e carinho que vem recebendo dos profissionais de SAÚDE, já está fazendo piada com o próprio vírus – uma figura.
Nesta sessão, foi empossado o suplente João Everaldo Alexandre da Costa – que estará ocupando a cadeira pelo período em que Raulique Farias esteja em licença.
Sobre o pedido de cassação feito pelo empresário Rogério Luiz Arnold, o mesmo se baseia no fasto de que o prefeito teria nomeado o Secretário de Administração Volmes Roberto Tschinkel, desrespeitando o artigo 89 da Lei Orgânica do Município, tendo em vista que em 2017, Volmes teve o seu mandato cassado pelo Legislativo Municipal.
O primeiro a votar foi o vereador Anderson Lazzeris. Ao detalhar o seu voto, foi claro e preciso. “Eu acredito que temos que dar um respaldo a população e averiguar toda e qualquer situação. Porém, eu também sou contra os oportunistas que querem se aproveitar de detalhes e ficar procurando coisas para atrapalhar a Administração”, votando contrário ao pedido de cassação.
Também votaram contrário ao pedido de cassação sem ressalvas, os vereadores Anderson Ghellere, João Everaldo, Juliane Dandolin e Marcos Murbac.
O vereador Cleverson Takahasi e o Lafaiete, também votaram contra o pedido de cassação, mas com ressalvas. Segundo Cleverson, juntamente com Lafaiete e o vereador Vando da Garagem, já protocolaram um pedido de abertura de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito, ressaltando que: “é função do vereador usar deste instrumento institucional para apurar um fato que seja importante para a vida pública”.
O vereador Vando, lembrou que em 15 dias, a Câmara já havia arquivado um processo e já estava recebendo o segundo. Votando a favor da abertura do processo de cassação.
Nota da redação: Parabéns ao Legislativo Municipal pelo trabalho realizado diante desses dois pedidos de cassação protocolados em menos de 15 dias. Parabenizo-os pelo fato de que estão conscientes de que o nosso município precisa voltar a crescer, gerar emprego e renda para a nossa população.
E uma das principais energias que impulsiona o CRESCIMENTO, seja de uma minúscula semente que você lança ao solo, chama-se HARMONIA. O Legislativo não pode jamais abrir mão do seu trabalho de legislar e fiscalizar com a maior isenção – mas também, não pode ficar dando ouvidos a certas questões, onde o objetivo é claro – atrapalhar aqui para, se possível pegar de volta logo ali, até por que o tempo não para, o tempo voa e logo ali na outra esquina, estaremos todos envolvidos num novo processo democrático de escolha.
Outro fato importantíssimo, é que os salários dos nobres edis pagos pela coletividade são nobres e muito bonito – e deveria vir escrito junto ao holerite que jamais deveriam se preocupar por sentimentos pobres de espírito.
Abertura de CPI para investigar o que mesmo? Quem de vocês aí não sabe que o Secretário teve os seus direitos políticos cassados justamente por querer exercer com dignidade o seu dever de LEGISLAR E FISCALIZAR?
Não foi ele que usou da sua voz e da sua coragem pessoal para lutar contra essa Organização Criminosa que se instalou no nosso município nos últimos oito anos?
Não seriam de vocês votarem uma Menção Honrosa e parabenizar o Prefeito Boaventura Motta pela sua escolha?
Não seria o caso de vocês fazerem um requerimento ao prefeito solicitando que ele instale com regime de urgência urgentíssima uma Comissão para levantar e passar um pente fino nos atos administrativos da Administração anterior?
Como não mostrar para a população ao vivo e a cores a prestação de contas da CESMED, por exemplo, para que possamos saber quem estava recebendo para prestar serviço para a população e não para cassar, pescar e ficar mamando como leitão? Pensem nisso!
Voltamos em breve, até por que, já se sabe nos bastidores que vem mais e mais pedidos de cassação por aí.