Fonte: Correio do Lago - Nesta semana, uma técnica criada por enfermeira brasileira e que foi compartilhada até pelo diretor da OMS, foi reproduzida por profissionais de Saúde de Santa Helena, que atendem na UPA – Unidade de Pronto Atendimento, que hoje também funciona como hospital.
A “técnica da mãozinha”, que consiste em amarrar luvas com água morna para aquecer a mão do paciente, melhorando a circulação sanguínea ao mesmo tempo em que oferece conforto emocional, foi utilizada no município e uma foto foi compartilhada pelas redes sociais com a legenda “Todo paciente é o amor de alguém - UPA Santa Helena.”
Fabiano Cardoso, técnico de enfermagem, morador de São Miguel do Iguaçu, atua no Samu de Missal e na UPA de Santa Helena foi quem proporcionou o momento de carinho e cuidado ao paciente. A imagem recebeu comentário como “É verdade, todos nós somos amor de alguém, tratar bem é o mínimo que podemos oferecer...” e “Orgulho desse profissional comprometido com o trabalho que exerce”.
A secretária de Saúde, Cristiani Mozer Binko, falou ao Correio do Lago destacando a ação do profissional como “Especial e emocionante”. Ela acrescentou que o trabalho dos profissionais de saúde é cheio de tensões e que “momentos como estes enchem os corações de todos de alegria e esperança. Humanidade, empatia e muita dedicação registradas nesta imagem! Precisamos compartilhar e valorizar as coisas boas que vivemos”, finalizou.
Enfermeira Leandra, TEC enfermagem Fabiano, TEC enfermagem Maria José, TEC enfermagem Marilena e Enfermeiro Edio Wilson