Fotos: retirada do vídeo comemorativo - Atento ao mundo civilizado, o empresário Jaime Zorzetto, nos enviou esse final de semana, um vídeo repassado pela Embaixa da África do Sul, em Brasília, que reforça a importância da liberdade de expressão, a importância da democracia para que possamos conviver em paz e harmonia.
No vídeo, o embaixador, Vusumuzi Mawimbela, compartilha uma mensagem por ocasião do Mês da Liberdade, através do Departamento de Relações Internacionais e Cooperação; Departamento de Arte e Cultura Marca Oficial da África do Sul e Consulado Geral da República da África do Sul em São Paulo e a Embaixada em Brasília, ressalta a importância do mê de abril para o seu país, onde é comemorado anualmente como o Mês da Liberdade.
“Mesmo nestes tempos difíceis, devemos fazer uma pausa e refletir sobre o que é uma ocasião alegre para todos os sul-africanos e para muitos outros de todo o mundo que continuam a compartilhar a jornada de nossa nação”, lembra o Embaixador.
Para o empresário Jaime Zorzetto, exemplos assim, devem ser compartilhados para outras nações, pois mostra a importância que devemos dar a liberdade – “também defendo o ponto de vista de que, a liberdade é a expressão genuína da essência humana, sinônimo de autodeterminação e independência dos povos”, salientando que o embaixador Mashimbye, que estava no Brasil até dezembro e agora está no Edigo, jà esteve em São Miguel do Iguaçu e Foz do Iguaçu – "quem sabe em breve o novo embaixador Vusumuzi Mawimbela, poderá voltar a nossa região e abordar a participação dada à África do Sul na construção da hidroelétrica de Ingá, que está sendo construída sobre o rio Congo na República do Congo com a cooperação da Itaipu Binacional, bem como, a parceria que existe no tema arroz atualmente”.
“Obrigado por se juntarem a nós nesta plataforma virtual a fim de marcar a celebração do nosso 27° Dia da Liberdade. Honramos a memória de todos aqueles que deixaram suas pegadas no caminho da liberdade que culminou em África do Sul democrática em 27 de abril de 1994, sob a liderança do Presidente Nelson Mandela, ou Madiba, como era carinhosamente conhecido”, ressalta o embaixador.
Lembra que, “este ano prestamos homengem à extraordinária Charlote Mokeke, em seu 150° aniversário de nascimento; uma mulher que lutou abnegadamente contra a opressão em uma época em que tal desobediência era enfrentada com força implacável”.
Em 1903, Charlote se tornou a primeira mulher negra sul-africana a obter um diploma universitário.
“Observamos o Mês da Liberdade novamente em meio à pandemia global, o que exige sacrifício de toda a sociedade. A resposta da África do Sul à COVID-19 foca em salvar vida, assim como também proteger a subsistência”, salientando que – “como nação, prestamos homenagem àqueles que ainda trabalham incansavelmente para salvar vidas”.
Em 2020, a África do Sul e o Brasil “celebraram o 10° Aniversário de Parceria Estratégica e cooperação em organizações sub-regionais e multilaterais; e cooperação econômica, focado na agricultura, defesa, infraestrutura e energia, onde dois mundos se cruzam; onde a adversidade é celebrada por meio de seu povo e de seus setores”, pontifica.