Foto: Divulgação - Com o auxílio do meu filho Fábio, deixei ontem (03), na Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu, dois painéis com 20 pensamentos acrósticos com o nome do Mestre dos mestres, onde estampamos através do seu Nome, um pouco do Seu Conhecimento com as suas digitais.
Esses dois painéis fazem parte de um conjunto de seis, onde vamos expor no Aniversário do Município, 60 Acrósticos com o nome Dele que nos Ensinou com o seu Verbo revitalizador a “Verdade, o Caminho e a Vida”.
O objetivo com essa homenagem ao nosso município, com a ajuda inestimável do Executivo Municipal, é mostrar na minha humilde opinião, o que existe de mais elevado nos Ensinamentos do Mestre, o que existe de mais elevado na Cultura Universal - a Espíritualidade - o Conhecimento do nosso Ser, que é bom que se diga, tem ficado nos dias atuais, pela maioria esmagadora da humanidade, em segundo plano.
A intenção é buscar e sedimentar uma pacificação, a união de todos os seguimentos sociais em torno do nosso crescimento como um todo, material e espiritual. Eu diria que esse é apenas o pontapé inicial de um Grande Projeto que já estamos colocando em prática, onde buscamos a valorização do que existe de mais sagrado numa civilização – a EDUCAÇÃO.
O nome é bem sugestivo – “Coloque a sua Mão e dê um Abraço na Educação – o Pai e a Mãe de todas as Profissões”. Nesse Projeto, vão estar ancorados em comemoração aos 200 Anos da nossa independência do jugo de Portugal, 200 Acrósticos com o nome do Mestre dos mestres – que posso adiantar – um mais lindo do que o outro, versando sobre as Leis Naturais da Existência – a Realidade – a origem na nossa Fonte de Ser...
A antecipação da colocação desses dois painéis no Paço Municipal, visa reunir os representantes dos três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário – para que essa comemoração dos 60 Anos seja a semente de um Novo Tempo, uma Nova Era de Paz e Crescimento em todos os setores da nossa comunidade. Um tempo de MATURIDADE...
Além desses seis painéis que iremos apresentar, vão estar junto mais cinco, com o mesmo padrão estético - onde vamos estampar a logo estilizada dos 60 Anos, que está sendo finalizada pela Comunicação Social, com o mapa da cidade nos fundos; foto dos ex-Prefeitos, ex-presidentes do Legislativo e todos os juízes que já passaram pela nossa Comarca...
No campo político e administrativo, o que se visa é não só a valorização e a harmonia entre os PODERES, preservando, é claro, a independência que sempre deve existir, como também a importância do diálogo, a importância do comprometimento, a importância da lisura e o respeito que devemos ter com todos e em todos os SETORES...
Logo após deixar os painéis, já de volta para casa, me veio em mente os pensamentos do pensador italiano, Pietro Ubaldi (1886-1972), um dos maiores pensadores cristãos do século XX e a sua visão sobre filosofia, teologia e ciência.
A Grande Síntese (1935), é um dos grandes presentes que ele nos deixou, principalmente para quem deseja crescer e se desenvolver como ser humano. Uma “síntese do saber humano onde são abordados temas de diferentes ramos do conhecimento científico, filosófico, religioso, moral e social”. Um dos maiores admiradores de Cristo, um belo exemplo, principalmente para os dias atuais, onde o que mais falta no mercado humano é a COMPAIXÃO.
Num dos capítulos, lembra Ubaldi que “em seu processo evolutivo o ser adquire a liberdade de escolha, de obedecer ou não obedecer a Lei de Deus, mas essa desobediência é acompanhada de responsabilidade, relativa ao grau de evolução. Um mesmo ato pode ter valor e significado diverso de acordo com os tipos humanos existentes e, por isso, o grau de responsabilidade também é relativo, vinculado ao nível evolutivo”.
Mesmo não escrevendo um livro específico sobre Política, no conjunto de suas obras existem vários capítulos sobre o tema de uma maneira geral. Um fato interessante sobre Ubaldi, é que a primeira etapa da sua grande missão, deu-se na Itália e a segunda, no Brasil, onde desembarcou no dia 08 de dezembro de 1952, aos 65 anos de idade, com sua esposa, filha e duas netas e por aqui ficou até os 85 anos, quando fez a passagem para essa outra dimensão.
No seu ponto de vista, “existe uma Lei maior que não é apenas moral, mas que tem consequências para a vida social e comunitária”, que segundo ele, tem a sua expressão máxima no Conhecimento que o Mestre nos legou há mais de 2000 anos (Voltamos a esse assunto em breve).