Da Redação com Foto e informações da Rádio Jornal - O Lar dos Idosos Dom Scalabrini de São Miguel do Iguaçu comemorou de forma especial o aniversário de seu morador mais idoso: Sebastião da Silva, de 107 anos. “Seu Tião”, como é carinhosamente chamado, permanece com boa saúde e disposição.
Natural de Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro, ele conta que durante sua vida percorreu quatro estados, morando e trabalhando em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, além do seu estado de origem.
A maior parte da vida ele trabalhou na construção de estradas, e quando chegou à São Miguel do Iguaçu, acabou ficando e se estabeleceu.
O Tião, na verdade, na região da Cacic, onde viveu por muitos anos era conhecido como Canivet e um torcedor apaixonado pela equipe de futebol daquela comunidade. Sebastião da Silva, aportou em São Miguel do Iguaçu, no ano de 1949. Ele veio junto com a Família do seu Joaquim Teixeira, meu avô e do meu pai, seu Joaquim Ardino da Silva.
A construção de estradas que ele se refere no Paraná, é essa mesma que hoje conhecemos como BR-277. O último trecho que ele participou da construção junto com o meu pai, seu Joaquim Ardino da Silva, foi fazendo uma das partes mais difícil dessa estrada na época. O trecho entre a Serra do Mico, que na época passava pela antiga grutinha, até a curva na saída de São Miguel do Iguaçu – antiga Serraria São Pedro.
Meu pai contava que na época, ele tinha várias carroças que eram puxadas por burros. E os burros eram tão ensinados que transportavam as pedras do local onde eram detonadas até os aterros sem precisar de comando no percurso.
Na última vez que falei com o Tião, já faz um ano, a sua memória estava em dia – e para minha surpresa perguntou de todas as pessoas com as quais ele tinha convivido - vários deles já se encontram num outro plano.
Sua longevidade e a sua história de vida, deveria ser analisada com mais profundidade. É um pioneiro da gema que se tornou um pioneiro são-miguelense. Parabéns ao Lar dos Idosos Dom Scalabrini, por mais essa homenagem ao Tião.
“Em conversa com a reportagem da Rádio Jornal, Tião comenta que é muito bem cuidado no Lar dos Idosos e pretende continuar vivendo feliz enquanto Deus permitir”.
“O Presidente do Lar dos Idosos e Centro Promocional Dom Scalabrini, Luiz Carlos de Souza, comenta que Seu Tião continua sendo uma pessoa ativa e gosta de ajudar nas atividades do dia-a-dia”.