Para descrever sobre esta Exposição – cujo objetivo é homenagear os 60 Anos de Emancipação do nosso município, exaltando o nome do Mestre dos mestres, um dos maiores Professor, filósofo e líder espiritualista na história da humanidade, inicio lembrando uma citação com as Suas digitais: “Quando estive no deserto da Palestina, primeiro compreendi que a natureza primordial da Consciência Universal, nossa Fonte do Ser, era a INTENÇÃO”.
“A INTENÇÃO de criar, planejar e desenhar – e depois levar adiante esse projeto ao cultivá-lo, alimentá-lo, curá-lo, protege-lo e satisfazer todas as suas necessidades de maneira disciplinada”.
E continua o Mestre:
“Tanto o homem quanto a mulher evoluíram em forma física – em Consciência para experimentar a INTENÇÃO e expressá-la de todas as maneiras possíveis em suas vidas. Este é o primeiro ato da criatividade”.
Ou seja: “Sem INTENÇÃO não haveria CRIAÇÃO. A INTENÇÃO é a origem de tudo e atravessa a existência da própria história da HUMANIDADE. A INTENÇÃO define a natureza da ação – amorosa ou destrutiva”.
“Se a INTENÇÃO for movida pelo AMOR, que em si é o próprio DEUS, essa Energia Cósmica Universal, o resultado é criar, nutrir, proteger, purificar... e se a INTENÇÃO for destrutiva, nem é preciso dizer o que acontece”.
Aliás, é preciso dizer sim, por que aí entra uma outra Lei da Existência que Ele nos ensinou – “Tudo o que fizeres aos outros voltará para você com a mesma intensidade ou mais...”.
Na sequência da INTENÇÃO, VEM A VONTADE, os PROPÓSITOS que dão direção a AÇÃO INICIAL DA INTENÇÃO, sobre os quais, talvez, numa outra oportunidade poderemos nos aprofundar muito mais.
O que estou tentando dizer nessa introdução é justamente sobre a INTENÇÃO da realização dessa EXPOSIÇÃO, onde estou apresentando 60 ACRÓSTICOS, COM o nome Dele, o qual eu considero um dos MAIORES PROFESSORES DA HUMANIDADE...
– E digo, UM DOS MAIORES PROFESSORES da humanidade – porque Ele próprio nos ensina que neste TRABALHO MARAVILHOSO DE ELEVAÇÃO MENTAL E ESPIRITUAL DA HUMANIDADE, não está só...
Ou seja, existem mais mentes evoluídas que hoje estão 100% envolvidas com acesso direto a essa Consciência Cósmica Universal que A chamamos de Deus – daí, o respeito que devemos ter por todas as religiões. E TODAS ESSAS MENTES EVOLUÍDAS TEM O MESMO PROPÓSITO, o mesmo objetivo de mostrar “o Caminho, a Verdade e a Vida”.
Sobre o conteúdo de todos esses PENSAMENTOS ACRÓSTICOS – vocês poderão verificar que dizem respeito as Leis Universais da Existência.
Sobre o processo da criação deles, a manifestação visível do que vocês estão vendo, eu diria que são frutos de muito TRABALHO, disciplina e a INTENÇÃO de ajudar, elevar, mostrar que de fato o ‘VERBO É DIVINO’, como nos Ele próprio nos ensinou. E, se conseguirmos aplicar boa parte de tudo isto nos nossos relacionamentos diários, com o pensamento voltado para o coletivo podemos desfrutar já num curto período uma verdadeira revolução mental, cultural e econômica em todas as direções.
Inicialmente, a minha intenção era fazer 12 Acrósticos, em homenagem aos seus 12 Apóstolos... E tudo fluiu com uma energia, com uma naturalidade abrasadora, que na sequência me veio a INTENÇÃO de fazer 33, em referência a Sua idade, o período em que conviveu nesse Planeta – 33 Anos – e podemos dizer: que MATURIDADE...
Como a INTENÇÃO era a de mostrar, o que existe de mais elevado no Conhecimento Universal, os Seus Ensinamentos sobres as Leis da Existência – a REALIDADE – tudo foi fluindo com muita intensidade.
A INTENÇÃO inicial, gerou a VONTADE que se fortaleceu e transformou em PROPÓSITO – e, em 2018 – o propósito era justamente este – HOMENAGEAR OS 60 ANOS de Emancipação do nosso Município, com 60 Pensamentos Acrósticos.
Tudo não saiu como o planejado, pois a ideia inicial era apresentar esses 60 Acrósticos em forma de um “Bolo Filosófico” com o Formato da “Mãe Terra”, esse Organismo Vivo do qual tiramos a nossa subsistência e que passa por momentos difíceis diante da ganância e da cobiça humana, fruto de uma Educação Materialista que privilegiou o TER, esquecendo-se do SER.
Uma Educação que privilegiou a competição, as conquistas individuais, a corrida tecnológica no desenvolvimento de armas letais e a busca pelo petróleo e de todos os meios possíveis para controlar e subjugar a humanidade.
E o século XX, deu no que deu – duas guerras mundiais que nos devastou não só materialmente, como também moralmente e com todas as consequências, principalmente para as nações em desenvolvimentos.
Um século com um final melancólico, onde vimos ao vivo e a cores, milhares de pessoas preferindo correr o risco de morrer atravessando o oceano a nado do que morrer de fome no país onde viviam.
E o século XXI que estamos adentrando? Iniciou-se com um vírus letal que, a exemplo do que já houve no passado, nos mostrou que, o Planeta Terra é um Organismo vivo e tudo está interligado, todos necessitam de todos. O nosso irmão que mora ao lado, também tem alma, coração e mente e precisa de pelo menos três refeições diárias para levar uma vida descente.
E nos mostrou tudo isso de uma forma coletiva, onde perdemos de imediato algo que é DIVINO – o Riso. Sim, o nosso sorriso foi silenciado coletivamente – nos obrigando a usar máscaras – algo que só víamos os assaltantes usando – quando decidiam assaltar uma AGÊNCIA BANCÁRIA.
Por que lembro isso? Por que a nossa INTENÇÃO INICIAL com a apresentação desse BOLO FILOSÓFICO para comemorar os nossos 60 ANOS de Emancipação do nosso Município, era justamente mostrar a importância do nosso Planeta, a importância de voltarmos os nossos olhos para esse Organismo Vivo que passa por dificuldades, a importância de voltarmos o nosso OLHAR para o coletivo.
Para a construção desse Bolo Filosófico dos 60 Anos, protocolei um ofício junto ao Governo Municipal, o qual de imediato foi acolhido pelo Prefeito Boaventura Motta e pelo seu vice, Claudio Rodrigues e o estafe do seu Gabinete, envolvendo Jones de Souza – um dos maiores entusiasta pelo projeto – e o assessor de imprensa Gerson Kaiser. A solicitação foi repassada para a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer que estava encarregada da realização dos eventos em comemoração aos 60 Anos.
Na mesma semana que protocolei, recebi um ofício do Secretário de Cultura e Esportes, dizendo que não havia tempo hábil, para a construção desse Bolo Filosófico, descartando de imediato essa iniciativa.
Estive na sua Secretaria por duas vezes e não consegui encontra-lo. A minha intenção, numa possível reunião, era mostra-lo que, o que precisávamos na verdade era definir um local para a colocação desse Bolo Filosófico. Quanto a sua confecção, a INTENÇÃO era envolver a comunidade escolar, o trabalho voluntário de alunos e professores. Nesta movimentação, é claro, o trabalho de ir disseminando o conteúdo que estão nesses Pensamentos Acrósticos, colocando em prática essa INTENÇÃO.
Diante desta impossibilidade, foi que resolvi simplificar e transformar o “Bolo Filosófico”, numa EXPOSIÇÃO que dei o nome de: “PAZ E LUZ NOS ACRÓSTICOS DE JESUS”. Os painéis com os Acrósticos, encontram-se no Saguão da Prefeitura Municipal e todo o seu conteúdo está sendo doado para fazer parte do Acervo Cultural do Município, que arcou com as despesas da estrutura.
Desde já, quero agradecer a sensibilidade do Prefeito Motta e do seu vice, Cláudio Rodrigues, bem como, do chefe de gabinete, Jones de Souza – que de imediato, determinaram que fosse encontrado uma forma legal de montar-se uma estrutura para a sua REALIZAÇÃO.
Meus agradecimentos a todos, absolutamente todos que de uma forma ou de outra contribuíram para que isso pudesse acontecer – de maneira toda especial ao Governo Municipal, pelo apoio e o respeito a Cultura.
Um agradecimento especial também, ao empresário Valdir Soares de Almeida, dono da Metalúrgica Soares, que colocou a nossa disposição a sua empresa para a montagem desta estrutura, demonstrando acima de tudo sensibilidade e um grande apreço a arte, a evolução da humanidade.
Acreditem, como dois mais dois são quatro, esse TRABALHO NÃO PARA POR AQUI.
No próximo ANO, no dia 7 de setembro, O NOSSO PAÍS, que nada mais é, ou deveria ser a nossa própria CASA, O NOSSO próprio LAR, AMPLIFICADO, vai estar completando 200 ANOS de Independência do jugo de Portugal...
E para homenagear essa data, nós vamos estar expondo, 200 PENSAMENTOS ACRÓSTICOS com o nome do Mestre, versando sobres as Leis da Existência. E paralelo a tudo isso, vamos lançar também a ideia da construção de um Monumento de valorização a Educação – um projeto com o sugestivo nome – “Coloque a sua Mão e dê um Grande Abraço na Educação”.
Nesse monumento, a nossa INTENÇÃO é esculpir com areia, cimento (concreto), 522 mãos, sintetizando os 522 Anos do nosso Descobrimento... Essa é a nossa INTENÇÃO, OU SEJA, A INTENÇÃO é o princípio que move a AÇÃO. Falando em intenção, em 2019, a minha intenção pessoal era construir uma residência de alvenaria, sem usar tijolos, apenas usando garrafas petes.
O que era uma INTENÇÃO, dois anos depois, é hoje uma doce REALIDADE. É o meu novo lar, a nova sede do Jornal, onde estou escrevendo essa matéria.
Esse projeto, em homenagem a EDUCAÇÃO, tem a INTENÇÃO de abrigar, a INTENÇÃO de agasalhar 365 PENSAMENTOS ACRÓSTICOS com o nome do Mestre – um para cada dia do Ano...
Antes de ficarem ancorados nesse local, esses 365 Pensamentos farão parte de uma EXPOSIÇÃO no local onde o Mestre nasceu e viveu e nos legou todo esse CONHECIMENTO..., que na minha humilde opinião, NADA MAIS É DO QUE AS SEMENTES DE UMA NOVA ERA DE AMOR E PAZ..., o Terceiro Milênio que estamos adentrando...
Por que a presença dos Três Poderes nessa Exposição?
Antes de continuarem a leitura desse texto..., eu convido a todos para fazerem de contas que estão participando de uma SOLENIDADE DE ABERTURA, com o devido respeito e a dignidade que essa EXPOSIÇÃO MERECE.
JUNTOS vamos fazer um MINUTO DE SILÊNCIO em respeito a memória das mais de 615 mil pessoas que tiveram a sua VIDA terrena interrompida por essa PANDEMIA que assolou o nosso país e o mundo...
Como estamos vivos, celebrando os 60 Anos de Emancipação Política Administrativa do nosso Município, “como o trabalhador fiel que persevera na luta santificante até o fim”, vamos CELEBRAR A VIDA, COM UMA CALOROSA SALVA DE PALMAS...! Pode Ser? Faça isso, onde estiver lendo esse texto, como se tivesse participando de uma Cerimônia de Abertura desta Exposição.
Voltando a essa EXPOSIÇÃO, lembrando Castro Alves, eu também diria que “o FAROL do oceano irado é sempre uma estrela em solidão. Ilumina a estrada, buscando a lâmpada do Mestre que jamais nos faltou”.
O que dizer? O que falar? Confesso que prefiro escrever, registrar, mostrar e deixar o POVO PENSAR...
Uma coisa eu posso afirmar – Jesus é de fato o nosso Mestre Imperecível e os seus Ensinamentos sobre as Leis da Existência, é e sempre será o nosso Código, a nossa Lamparina do Amor que eternamente iluminará os nossos passos.
Em todos esses PENSAMENTOS ACRÓSTICOS, posso afirmar que existem a energia, a presença, as digitais do Mestre..., motivo pelo qual, atribuo todo este conteúdo a Ele próprio através da Sua Energia Transcendental.
Como já dizia o poeta – “Avança... Avancemos..., com Cristo em nós, conosco, por nós e em nosso favor, e o Cristianismo que precisamos reviver à frente das tempestades, de cujas trevas nascerá o esplendor do Terceiro Milênio”.
Em sua belíssima POESIA, intitulada “O Livro e a América”, Castro Alves, com maestria, falando especialmente sobre o BRASIL, nos dizia:
Talhado para as grandezas,
Pra crescer, criar, subir,
O Novo Mundo nos músculos
Sente a seiva do porvir...
... As cataratas — pra terra,
As estrelas-para os céus
Lá, do polo sobre as plagas,
O seu rebanho de vagas
Vai o mar apascentar...
Eu quero marchar com os ventos,
Saciando o ódio profundo...
— Com as garras nas mãos do mundo,
— Com os dentes no coração?...
"Marchar!... Mas como a Alemanha
Na tirania feudal,
Levantando uma montanha
Em cada uma catedral?...
Não!... Nem templos feitos de ossos,
Nem gládios a cavar fossos
São degraus do progredir...
Lá brada César morrendo:
"No pugilato tremendo
"Quem sempre vence é o porvir!'
Filhos do século das luzes!
Filhos da Grande nação!
Quando ante Deus vos mostrardes,
Tereis um livro na mão:
O livro — esse audaz guerreiro
Que conquista o mundo inteiro
Sem nunca ter Waterloo...
Éolo de pensamentos,
Que abrira a gruta dos ventos
Donde a Igualdade voou!...
Por uma fatalidade
Dessas que descem de além,
O século, que viu Colombo,
Viu Gutenberg também.
Quando no tosco estaleiro
Da Alemanha o velho obreiro
A ave da imprensa gerou...
O Genovês salta os mares...
Busca um ninho entre os palmares
E a pátria da imprensa achou...
Por isso na impaciência
Desta sede de saber,
Como as aves do deserto —
As almas buscam beber...
Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe-que faz a palma,
É chuva-que faz o mar.
Vós, que o templo das ideias
Largo — abris às multidões,
Para o batismo luminoso
Das grandes revoluções,
Agora que o trem de ferro
Acorda o tigre no cerro
E espanta os caboclos nus,
Fazei desse "rei dos ventos"
— Ginete dos pensamentos,
— Arauto da grande luz!...
Bravo! a quem salva o futuro
Fecundando a multidão!...
Num poema amortalhada
Nunca morre uma nação.
Ao resguardar o Direito,
Mantendo a Justiça e o Bem,
Luta e rasga o próprio peito,
Mas não desprezes ninguém!…
Levanta o grande futuro,
Ergue tranquilo e seguro,
A paz nobre e varonil!…
À humanidade que chora,
DENUNCIAR ESTE ANÚNCIO
Clamando: “Senhor… e agora?!”
O Cristo aponta: Brasil!…
Hoje, que o mundo te espera
Para as leis da Nova Era,
Por Brasília envolta em luz,
Que em ti a vida se integre,
De Manaus a Porto Alegre,
No Espírito de Jesus!…
Sim..., isso mesmo – BRASIL...
Que no próximo Ano
Vai completar dois séculos...
200 Anos de Independência do jugo de Portugal...
E, acreditem... Essa jovem cidade
Que hoje completa 60 Anos de Emancipação,
Vai presentear o povo Brasileiro
Com uma Exposição semelhante a essa
Onde estarão 200 PENSAMENTOS ACRÓSTICOS
Com o nome Dele...
E vamos continuar marchando...
Exaltando..., levando PAZ e LUZ
NOS ACRÓSTICOS DE JESUS
Também para outros cantos do mundo...
Acreditem! É nossa INTENÇÃO para 2023, ou seja, daqui há dois anos, fazermos uma EXPOSIÇÃO semelhante com 365 PENSAMENTOS ACRÓSTICOS na Terra onde o Mestre nasceu e viveu entre nós, na Palestina, divisa com Israel...
Na sequência..., é nossa INTENÇÃO, finalizar um Grande Projeto que leva o sugestivo nome:
COLOQUE A SUA MÃO E DÊ UM ABRAÇO NA EDUCAÇÃO...
Uma belíssima homenagem a EDUCAÇÃO, que nada mais é do que o PAI e a MÃE DE TODAS AS PROFISSÕES.
No campo político e administrativo, o que se visa é não só a valorização e a harmonia entre os PODERES, preservando, é claro, a independência que sempre deve existir, como também a importância do diálogo, a importância do comprometimento, a importância da lisura e o respeito que devemos ter com todos e em todos os SETORES...
A intenção é buscar e sedimentar uma pacificação, a união de todos os seguimentos sociais em torno do nosso crescimento como um todo, material e espiritual. (continua)..., ..., ...,
Não deixe de ler em breve – O SONHO, dialogando com os sábios, um livro que está no forno...