Da Assessoria - A secretaria municipal de Educação de São Miguel do Iguaçu do iniciou nesta segunda-feira, 31, a Semana Pedagógica com os professores, coordenadores e funcionários dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e das Escolas Municipais. O evento marca o início do ano letivo 2022 no município e está acontecendo simultaneamente no Centro de Convivência do Idoso Ilze Piccoli Pagot e na Uniguaçu. As aulas para os estudantes iniciam nesta sexta-feira, 04.
São diversos temas apresentados aos profissionais da educação como, “gestão pedagógica e administrativa”, “alfabetização matemática”, “educação especial e adaptações curriculares”, “crianças e adolescentes em situação de risco” e “adaptações curriculares”.
O encerramento da Semana Pedagógica será realizado na quarta-feira, 02, no CTG Querência Amada, com todos os profissionais da educação. Os encontros acontecem com todas as medidas de prevenção à Covid-19 como uso de máscara e álcool.
A Semana Pedagógica é o evento para promover a formação continuada dos profissionais da Educação através de discussões pautadas em aportes teóricos relevantes sobre temas emergentes que afetam o cotidiano da sala de aula, bem como o processo de ensino e aprendizagem.
O professor Rivelino Leite Bispo, conta que a expectativa para o início do ano letivo é grande e a volta deve ser com fé e esperança. “Vai dar tudo certo”, completa.
Para a diretora Adriana da Silva Moro, da Escola Municipal Vitorino Barbiero, esse é um momento importante porque desde o início da pandemia é o primeiro encontro presencial. “Com todos os cuidados é preciso retomar e a expectativa é de muito rendimento”.
A palestrante e psicopedagoga Maria Olivia da Cruz Macalos, que trabalhou na Semana Pedagógica com os professores de 0 a 5 anos, disse que a expectativa do ano letivo é a volta da normalidade. “Todos deverão ser responsáveis nessa volta da normalidade, ou seja, cuidando de si e dos outros, principalmente nessa época de pandemia”.
A secretária municipal de Educação, Solange Gamba Motta, dá as boas-vindas aos profissionais de educação e deseja um ano letivo produtivo. “Os desafios serão muitos, mas, com a união e esforço de todos, vamos superá-los”.