No seu 25º dia, a guerra entre Rússia e a Ucrânia nos mostra um cenário de terra batida que, por enquanto é local, mas pode evoluir do dia para a noite para uma 3º Guerra mundial, sem precedente, tendo em vista o poderoso arsenal nuclear que envolve as grandes potências.
Nesse domingo (20), a notícia que nos chega é que na cidade portuária de Mariupol, uma escola que abrigava 400 refugiados foi bombardeada na madrugada. Ainda não se tem o número de mortos e feridos. Mas vejam uma Escola, sendo bombardeada. A cerca de dois dias, um Teatro na Capital, foi destruído por um míssil, como mais de 1000 pessoas dentro – cerca de 800, ainda não foram resgatadas sabe-se lá, vivas ou mortas – tendo em vista que os bombardeios continuam e as equipes de resgate não conseguem remover os entulhos que estão acima do abrigo antibombas...
Em entrevista à CNN, ontem (20),, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou sobre uma terceira guerra mundial se as negociações com a Rússia falharem.
Segundo ele, “se as conversas com o presidente russo, Vladimir Putin, são indispensáveis para o fim do conflito. Estávamos perdendo pessoas diariamente, pessoas inocentes no chão. ...”
E acrescenta: “As forças russas vieram para nos exterminar, para nos matar", disse Zelensky.
"Infelizmente, nossa dignidade não vai preservar as vidas, então acho que temos que fazer qualquer formato, qualquer chance, então para ter... a possibilidade de conversar com Putin. Mas se essas tentativas falharem, isso significaria... uma Terceira Guerra Mundial", acrescentou.
Dados da ONU, dão conta que hoje já são mais de 10 milhões de refugiados, de pessoas que deixaram os seus lares e estão buscando abrigo dentro e fora do país. Destes, cerca de 3,5 milhões cruzaram as fronterias desesperados, principalmente para a Polônia...
Todos, absolutamente todos devem direcionar nesse momento os seus corações e mentes, seja através de manifestação, oração ou meditação para que possamos ajudar a parar esse conflito urgentemente. O país inteiro que antes era belo e progressista, hoje está praticamente todo destruído.
Temos nesse conflito, dois presidentes egocêntricos que, pelo visto, não estão nem aí para a Paz no mundo. Qualquer pessoa que pense pelo bem da humanidade, em qualquer parte do mundo, pode mentalmente, no interior da sua residência, naquela conversa reservada com Deus pedir por intervenção Divina.
Em qualquer parte do mundo, as nossas lideranças tem nesse momento muito mais do que um Dever Cívico Humanitário de convocar movimentos, reunir a sua comunidade e se posicionar pela Paz. Dizer que não quer interferir nesse conflito, é fazer o mesmo que a avestruz faz quando está sendo atacada – ou seja – enfiar a cabeça na areia e fingir que nada está acontecendo e deixar a bunda de fora.
Com a ajuda amigos da nossa comunidade – vamos fixar hoje, um banner de 3x1,30 naquela palmeira ali no centro – em frente a Bout Art, com o nosso pedido de paz.
Alguns podem dizer: que importância tem um ato como esse? Eu lhes digo: hoje o mundo todo está conectado e sendo monitorado 24 horas por dia. Qualquer ato que você faça com a ajuda dos meios de comunicação pode chegar ao coração das pessoas em tempo real.
Nesse ato pela PAZ, seria importantíssimo a participação da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, enfim, de todas as forças vivas da nossa comunidade. A intenção é de que antes de fixarmos esse banner no alto desta Palmeira, enchêssemos ele com assinaturas ao lado da mensagem, onde estaria ali as nossas digitais pedindo e implorando PAZ...