Imagens - Correio Braziliense - Antigos juristas do Tribunal Penal Internacional não têm dúvidas de que o massacre em Bucha deve ter uma ampla investigação com recolhimentos de provas, pois o que se vê ali é a configuração de vários crimes de guerra.
Ao ver essas imagens e o relato da população envolvida nesse conflito, temos que dar ainda mais razão a Monteiro Lobato quando nos disse que: “o homem é uma doença da Natureza – e a pior de todas porque é uma doença inteligente. Teima em superpor à natureza a sua vontade e é, cada vez mais, um conflito lamentável de duas evoluções contrárias, a natural e a humana”. Segundo o presidente Zelensky da Ucrânia, só em bucha foram encontrados mais de 400 corpos de civis que, segundo ele, foram massacrados.
Na conferência de imprensa promovida pelo representante da Rússia nas Nações Unidas, o embaixador russo na ONU deixou críticas ao Conselho de Segurança e mostrou fotografias e vídeos de redes sociais para garantir que não foram os russos a matar os civis. “A Rússia não é responsável pelo que aconteceu em Bucha”.
Em entrevista, ontem (04), Dia Internacional de Sensibilização para o perigo das Minas, o secretário-geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, disse que serão necessárias “décadas” para remover todas as munições não detonadas (minas terrestres e bombas de fragmentação) de apenas um mês de guerra na Ucrânia.
“Essas minas e explosivos colocados na Ucrânia irão ameaçar a vida da população por muito tempo depois das armas”, disse ele.
O fato é que, as imagens chocam e uma grande investigação, ampla e irrestrita deve ser feita com todo o rigor. O crime de genocídio, extermínio deliberado, parcial ou total, de uma comunidade, grupo étnico, racial ou religioso, a exemplo do que houve contra os judeus na Segunda Guerra Mundial, é algo que deve ser repudiado pela Comunidade Internacional.
Para o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, o que aconteceu em Bucha, na Ucrânia – “deve ser repudiado, pois representa um atentado aos Direitos Humanos e um “massacre chocante”.
O fato é que, “algo insano e desumano” aconteceu ali, com relatos de estupros e execuções, onde existem provas deixadas deliberadamente para mostrar ao mundo que por ali passou alguém que não tem nenhum apreço pelos seres humanos e que, querem serem julgados por crime de guerras.
É algo que choca e se faz necessário que todos os esforços sejam feitos com urgência, urgentíssima para recolher provas, identificar as pessoas que ali foram massacradas, inclusive exigir da própria Rússia, que identifique os comandantes que atuaram naquela região.
Uma série de perguntas precisam ser respondidas com urgência, urgentíssima. E uma delas sem dúvida é: – por que o Exército Russo iria produzir um massacre como esse e ainda deixar as provas expostas a luz do dia para serem usadas contra eles num Tribunal Internacional?