Da Redação com fotos e informações da Assessoria Municipal - “Este é um momento especial para nossa equipe pois estamos dando a largada neste Programa que é inédito e beneficiará os moradores do nosso município, gerando economia com energia limpa e ambientalmente correta”, disse a prefeita Cleide Prates, ao lançar recentemente o Programa Luz Solar para todos os moradores do jovem município de Itaipulândia.
Uma bela iniciativa administrativa que o Meio Ambiente agradece e o Astro Rei, o Sol, que todos os dias nos dá um banho de luz e energia (vitamina D), deve estar se sentindo gratificado por ver que o seu esforço de acordar cedo está sendo cada vez mais valorizado.
Desde o dia 21 de junho, iniciou-se as inscrições e cadastros dos moradores do município interessados nos subsídios do Programa Luz Solar Para Todos, que está sendo visto como um dos maiores programas de energia solar, como uma proposta de governo no país.
Segundo dados de fontes especializadas, “15 da energia emitida pelo sol que chega à terra é refletida de volta para o espaço. Outros 30% são perdidos na evaporação da água a qual sobe para a atmosfera produzindo chuva. A energia solar é também absorvida pelas plantas, pela terra e oceanos. A energia restante, para manter o equilíbrio energético do planeta, deve então ser emitida sob a forma de radiação térmica.”
E o mais bacana disso tudo é sabermos que “o impacto ambiental é muito reduzido em relação à outras fontes como os combustíveis fósseis e as hidrelétricas que precisam inundar grandes regiões para compor o reservatório que irá girar as turbinas. Podendo ser também um importante instrumento na redução de emissões de gases de efeito estufa.”
Para participar do Programa os moradores de Itaipulândia poderá fazer a sua inscrição em horário normal de expediente, junto ao Auditório do Paço Municipal.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
- Cópia dos documentos pessoais, RG, CPF, e Registro de Casamento autenticados;
- Matrícula do imóvel atualizada com, no máximo 60 (sessenta) dias;
-Certidão Negativa Municipal;
- Requerimento de inscrição;
- Comprovante de residência no Município de, no mínimo, 2 (dois) anos (fatura de água, luz, cadastro de saúde, histórico escolar, etc);
- Para nova instalação: pré-projeto ou orçamento de uma empresa de energia solar, atestando a capacidade de geração;
- Para ampliação: pré-projeto ou orçamento de uma empresa de energia solar, atestando a capacidade existente e a capacidade de ampliação.