banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Ações da Itaipu para a gestão das águas são reconhecidas em conferência da ONU
  Data/Hora: 28.mar.2023 - 15h 2 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Conferência Mundial da Água aconteceu na sede das Nações Unidas, em Nova York, de 22 a 24 de março.

 

Da Assessoria - A atuação da Itaipu Binacional para a gestão compartilhada das águas rendeu elogios de autoridades nacionais e internacionais durante os debates da Conferência Mundial da Água, que aconteceu na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, de 22 a 24 de março. A empresa participou de cinco eventos paralelos (side events) à programação principal.

 

No debate “Cooperação internacional e transfronteiriça para a gestão integrada da água”, realizado na quarta-feira (22), o chefe da delegação brasileira do Ministério das Relações Exteriores (MR), Vitor Puech Bahia Diniz, que e também chefe da Divisão de Política Ambiental e Sustentabilidade do Itamaraty, falou sobre a natureza integradora da usina. O exemplo de cooperação para a gestão de recursos hídricos, apresentado pela Itaipu na conferência, ainda é um dos grandes desafios a serem superados por países e instituições.

 

“Para o Brasil, não ter conflitos com os países vizinhos não é suficiente. Nós trabalhamos pela paz, desenvolvimento e cooperação de todos. A água pode levar a conflitos, mas a Itaipu é um exemplo de como pode levar também à união. Além de ser uma grande produtora de energia, ela investe no desenvolvimento sustentável da região”, afirmou.

 

Além da Itaipu e do MRE, participaram do painel representantes do Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), do Instituto de Educação para a Água (IHE Delft), do Programa Hidrológico Intergovernamental (IHP/Unesco) e da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece).

 

Emerson Coraiola Yinde Kloss, também do MRE, reforçou a ideia de que a usina promove a união e o desenvolvimento, durante o evento “Água e Energia para o Desenvolvimento Sustentável: Soluções Integradas de Apoio à Cooperação Regional, Resiliência Climática e Biodiversidade”, que aconteceu na quinta-feira (23).

 

Minoru Takada, do Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (Undesa), que também participou do painel, disse que “a Itaipu nos mostra como trabalha com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o nexo de cada um com as ações e programas da empresa”.

 

A Itaipu participou também dos side events “Adotando o nexo água-energia-alimento-meio ambiente para uma transição energética inteligente em termos de água”, na quarta-feira (22); “Água para cooperação: cooperação hídrica transfronteiriça e internacional, cooperação intersetorial, incluindo cooperação científica e inclusão hídrica na Agenda 2030”, na quinta-feira (23); e fechou a participação na sexta-feira (24), no painel “Avaliação global da água baseada na ciência”.

 

Comitiva

 

As colaboradoras Simone Frederigi Benassi e Jussara Elias de Souza, da Divisão de Reservatório, e a chefe do Escritório de Brasília, Lígia Leite Soares, representam a margem brasileira da Itaipu no evento. Da margem paraguaia, participam a conselheira María Antonia Gwynn Ramírez e Daniel Alejandro Vazquez Bado, da Divisão de Reservatório.

 

 

 

 

Sobre a Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Nos últimos 12 meses, foi responsável por 8,6% do suprimento de ele

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Bassani
Banner Mirante
Banner Exposição
Banner Einstein
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios