Texto e fotos: Thea Tavares - Assessoria de Comunicação - Curitiba, PR (17/04/2023) – No dia nacional de luta pela reforma agrária, a deputada estadual Luciana Rafagnin e o deputado federal Tadeu Veneri, ambos do PT do Paraná, acompanharam a entrega da pauta de reivindicações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-PR) ao Superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no estado, Nilton Bezerra Guedes. A audiência no Incra-PR é uma das atividades que integra a programação da Jornada de Lutas do mês de abril.
Com 320 projetos de assentamento, ocupando 80 imóveis rurais, em que mais de 7 mil famílias camponesas trabalham para produzir alimentos nas comunidades de reforma agrária popular em todas as regiões do estado, o MST-PR entregou ao Incra um conjunto de reivindicações que refletem as demandas também das cerca de 29 mil famílias residentes nos acampamentos e assentamentos do Paraná. A principal delas é a da consolidação e regularização das áreas, que encontraram no órgão público, nos últimos seis anos, um adversário a mais, por conta da política do governo anterior, que investiu em um franco desmonte das políticas públicas e garantias dos direitos das famílias camponesas.
O assentamento imediato das mais de 7 mil famílias acampadas no Paraná é a principal bandeira das lutas neste mês de março, ao lado da implementação de políticas de viabilização e fortalecimento da produção, do fomento às cooperativas e agroindústrias da reforma agrária popular, da retomada do programa de habitação rural e do Minha Casa, Minha Vida pelo Incra, da recuperação de estradas rurais e da assistência técnica, entre outros avanços.
“É uma alegria poder estar aqui no Incra, especialmente depois de um período em que o órgão foi impedido de exercer suas finalidades e atender ao interesse das famílias da reforma agrária popular”, disse a deputada Luciana em sua saudação. “Esta é uma pauta justa e mais do que nunca a nossa esperança é renovada, não apenas pela eleição do Presidente Lula, mas pelo compromisso dele de colocar no orçamento e na ordem do dia de seu governo as necessidades de vida e trabalho digno no campo”, acrescentou a deputada que é líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa do Paraná.
Na semana que passou, o Incra-PR anunciou a oficialização de dois novos assentamentos no estado. Serão assentadas as famílias do Maria Rosa do Contestado, em Castro, e do Emiliano Zapata, de Ponta Grossa. A Jornada de Lutas do MST-PR realiza marchas, audiências e doação de alimentos até quarta-feira (19) para marcar os 27 anos de impunidade do Massacre de Eldorado de Carajás-PA, triste episódio em que morreram 21 camponeses e 69 foram mutilados na brutalidade da ação da Polícia Militar do Pará.