Por Camila Agner Corazza <camila@conteudoprozza.com>Visão sobre elementos que transformam um imóvel em verdadeiro lar motivam inovações no setor
Frente às mudanças de comportamento que foram impostas durante o período pandêmico, o consumidor brasileiro tem mostrado novas exigências quando o assunto é comprar ou alugar um imóvel para morar. Segundo estudo do Quinto Andar e Offerwise, realizado em abril de 2021, cerca de 73% dos brasileiros passaram a ver suas casas de forma diferente por causa da pandemia, sendo que mais de 32% sentiram necessidade de ter escritório em casa, 28% passaram a dar mais importância para a área verde no entorno do imóvel e 25% passaram a dar mais importância para as áreas de lazer do espaço.
Diante dessas e várias outras mudanças, assuntos como conforto, segurança, conectividade e qualidade de vida passaram a fazer mais parte do cotidiano dos brasileiros, sendo fatores decisivos no momento de comprar ou alugar imóveis, muito além das fronteiras dos grandes centros urbanos. Por isso, saem na frente as incorporadoras, construtoras e empresas que se propõem a oferecer algo que atenda não só essas, mas outras necessidades indicadas por esse perfil de consumidor que busca, além de uma casa, um verdadeiro lar.
Nesse sentido, um dos exemplos de inovação está em Cascavel. Na cidade, está sendo lançado, durante a ExpoConstruindo, o primeiro residencial smart living, que atende as novas demandas e, também, surge com a ideia de adotar na prática algumas das principais tendências do setor, conforme explica a diretora de marketing da construtora Krum, Natália Zuniga.
“Nossas vidas estão mais conectadas e os consumidores buscam, cada vez mais, conectividade e acesso às tecnologias. Além disso, depois da pandemia, mais pessoas migraram para trabalhos híbridos ou remotos. O conceito de smart living vem, portanto, para traduzir todas as vantagens de um empreendimento conectado”, explica.
No novo empreendimento da construtora, o Vila Constança, foi realizada, inclusive, uma parceria com a Housi, startup especializada no conceito de moradias inteligentes, que traz, pela primeira vez para Cascavel, soluções que se encaixam perfeitamente no novo perfil dos consumidores.
“A ideia surgiu ao analisarmos os dados de comportamento dos nossos clientes e tendências das necessidades dos consumidores pós-pandemia. Seguimos o nosso DNA de entregar melhorias a cada novo lançamento, trazendo mais inovação e praticidade para os futuros moradores. Pensando nisso, desenvolvemos um Residencial em que o morador possa ter o controle na palma de suas mãos”, conta Natália.
O controle, citado por Natália, consiste num app, chamado de appspace, que oferece um verdadeiro ecossistema que oportuniza conforto e economia de tempo para os usuários. Com funcionamento baseado na inteligência de dados e mapeamento dos hábitos de consumo, o app conta com mais de 80 marcas e mais de 250 incorporadoras parceiras. Mas as novidades do primeiro residencial smart living de Cascavel não param por aí.
“O Vila Constança terá uma área comum mais moderna, entregue toda equipada e decorada, para que os moradores não precisem se preocupar com chamada de capital no futuro”, completa.
Nesse sentido, são três plantas diferentes disponíveis, sendo que uma delas já prevê a existência de um cômodo exclusivo para home office. Além disso, áreas que promovem a convivência, como chimarródromos, churrasqueira, espaço gourmet e academia também já constam no projeto. Tudo isso ornamentado por uma área verde considerável, que atende aos anseios de quem quer a segurança e comodidade de um apartamento, sem perder o contato com a natureza.
“É um empreendimento inovador e estamos muito felizes por termos sido os responsáveis por trazer o conceito da moradia inteligente para Cascavel. A cidade está em constante crescimento e é nosso dever, enquanto empresa, trazer o que há de melhor para cá. Estamos bem empolgados em apresentar essa ideia na ExpoConstruindo”, conclui Natália.
A ExpoConstruindo, que está em sua oitava edição, é realizada no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel. O evento tem entrada gratuita e segue até domingo (16), com vários atrativos para quem quer construir ou reformar.