Com foco nas temáticas da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável, a iniciativa é parte da estratégia da área expandida da Itaipu, conforme definido pela atual gestão.
Da Assessoria – Fotos: Alexandre Machetti/Itaipu Binacional - A Itaipu Binacional vai ampliar a rede de conhecimento sobre desenvolvimento territorial sustentável. Nesta segunda-feira (31), foi lançado o curso gratuito e on-line "Gestão para Sustentabilidade Territorial", voltado a técnicos, servidores públicos e atores locais dos consórcios intermunicipais do Paraná e Mato Grosso do Sul.
Oferecido pela Escola Internacional para Sustentabilidade (EIS) em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), a capacitação sistematiza os conceitos, experiências, projetos e programas desenvolvidos pela hidrelétrica ao longo de sua história. A turma foi selecionada a partir de convite feito aos consórcios intermunicipais. Ao todo, são 130 participantes, duas pessoas por município.
O objetivo é promover uma visão sistêmica do território, considerando os pilares da sustentabilidade: ambiental, social e o econômico. Além disso, a formação possibilita que os cursistas possam atualizar seus conhecimentos e, a partir do exemplo da Usina, apliquem essas experiências em seus locais de atuação.
Segundo o Diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, a iniciativa faz parte da estratégia para expandir a área de abrangência da empresa, estabelecida pela atual gestão. “A partir do trabalho conjunto com os consórcios intermunicipais, é possível otimizar os recursos investidos, além de consolidar uma visão integrada das demandas, dentro de um contexto micro e macrorregional”, destacou Carboni.
O diretor ressaltou, ainda, a importância dos consórcios regionais, considerando a localização desses municípios no que diz respeito à contribuição hídrica necessária para a geração de energia e manutenção do bioma da Mata Atlântica.
Jornada em prol da sustentabilidade
O lançamento do curso “Gestão para Sustentabilidade Territorial” contou com a apresentação da trilha de aprendizagem para participantes. Entre eles, estava Sonia Fátima Schlickmann, de Santo Antônio do Sudoeste, integrante do Cifra, que demonstrou entusiasmo com o início das atividades. “Acredito que os conhecimentos que vamos adquirir ao longo do curso vão impactar positivamente a nossa fronteira. Estamos esperançosos e motivados para começar essa jornada com a Escola internacional para Sustentabilidade”, frisou.
A solenidade teve, ainda, com participação de representantes da Itaipu e do PTI-BR, entre eles, o superintendente de Gestão Ambiental, Wilson Zonin; a gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu, Cintia Bena Valoto; o coordenador da EIS pela Itaipu, Rodrigo Cupelli; a coordenadora da EIS pelo PTI-BR, Adriana Gularte, e a gestora do Núcleo de Inteligência Territorial, Caroline Engel.
Quem participa
Os consórcios que integram essa turma são: Cibax (Consórcio Intermunicipal para Conservação da Biodiversidade da Bacia dos Rios Xambrê e Piquiri), Cifra (Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região Fronteira do Sudoeste do Paraná), Comafen (Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental Federal do Noroeste do Paraná), Coripa (Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência), Pinhais (Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região Sudoeste Pinhais) e Procaxias (Consórcio Público dos Municípios do Procaxias, que sofreram alagamento devido à construção da Usina de Salto Caxias).
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”