“Itaipulândia lidera nos cenários de inovação, tecnologia e desenvolvimento social. É uma honra fazer parte da Operação Paraná III. Nosso Município se orgulha em servir ao Exército Brasileiro”.
Da Assessoria - A beleza do Balneário Jacutinga, em Itaipulândia, irá servir de cenário para a maior operação internacional de ajuda humanitária promovida pelos exércitos de 15 países americanos. A Operação Paraná III é um exercício com mais de 100 situações de desastres naturais e ambientais, replicadas em oito pontos da região.
Serão 1.700 militares brasileiros distribuídos entre Itaipulândia, Missal, São Miguel do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Dom Armando, Moreninha, Medianeira e Santa Helena. Além disso, o evento recebe 125 militares estrangeiros e observadores dos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai.
A estrutura irá contar com 48 blindados, 13 embarcações e 4 helicópteros. A Operação Paraná III objetiva a manutenção da segurança nacional e o aprimoramento das capacidades de defesas do país, e se estenderá até 22 de agosto. As ações reforçam o compromisso do Exército Brasileiro em assegurar a soberania do país, além de contribuir para a preparação das tropas em situações de defesa e proteção da nação.
Nesta sexta-feira (04), a prefeita Cleide Prates, visitou o local com o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Heindrickson e comentou: “Itaipulândia lidera nos cenários de inovação, tecnologia e desenvolvimento social. É uma honra fazer parte da Operação Paraná III. Nosso Município se orgulha em servir ao Exército Brasileiro”.