Da Assessoria - Itaipulândia celebrou com alegria a aguardada apresentação projeto do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, no último sábado (12). Considerado o maior Santuário Mariano do Paraná, a obra, com previsão de início para 2024, foi desenhada respeitando os dois mil anos de história e arte sacra do Cristianismo, valorizando a geografia e a cultura local.
A ocasião teve a presença do Bispo Dom Sérgio de Deus Borges, do pároco Padre Ademar de Oliveira Lins, dos padres que compõem a Comissão Pró-Santuário e representantes os poderes Executivo e Legislativo municipais. Compuseram o evento a prefeita Cleide Prates, o vice-prefeito Lindolfo Martins Rui, o presidente da Câmara Municipal Nei Boiadeiro e representantes da Itaipu Binacional, Governo do Estado do Paraná, Adetur, prefeitos e demais autoridades regionais.
O projeto do Santuário foi desenvolvido pela empresa Creatos Arquitetura com o apoio da Secretaria de Planejamento de Itaipulândia e reflete o profundo valor religioso que a cidade atribui ao turismo religioso. Entre 3 e 12 de outubro, Itaipulândia recebe milhares de romeiros e devotos no maior monumento dedicado à Santa na América Latina, com 26m de altura.
SOBRE O SANTUÁRIO
O Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida estará ao lado do Monumento, em Itaipulândia (PR). A obra será em formato de cruz grega, cujos quatro lados são simétricos e terá 4 mil m², tornando-se o maior Santuário Mariano no Paraná. Serão 4 pavimentos, com capacidade para até 2.800 pessoas sentadas, auditório para 396 pessoas e praça de alimentação para mais de 700 pessoas. A instalação contempla área de mirante, presbitério, capelas, podendo chegar a 9 mil m² com a área de apoio aos romeiros.