Diretor-geral brasileiro da Itaipu foi um dos convidados do evento, realizado nessa terça-feira (22)
Da Assessoria - foto: Sara Cheida - O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, foi um dos palestrantes da aula magna da Unifoz, realizada na noite dessa terça-feira (22), no Hotel Carimã, em Foz do Iguaçu (PR). A palestra do diretor teve como tema “Direitos Humanos e Ambientais: O papel da Itaipu na recuperação das áreas afetadas pela inundação”. O evento marca o início do segundo semestre letivo da Unifoz em 2023.
A abertura do evento foi feita pelo presidente da Subseção de Foz do Iguaçu da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Vitor Hugo Nachtygal, que abordou o tema “O Papel da Advocacia nas Políticas Públicas e os Direitos Humanos”.
Enio Verri seguiu na linha dos direitos humanos, apresentando um breve histórico da usina e de sua criação e construção. Ele também pontuou as ações que estão sendo feitas pela atual gestão para enfrentar os desafios socioambientais.
“Estamos comprometidos em fortalecer vínculos e elaborar projetos sociais que visem valorizar a população atingida pela inundação da área e pela construção da Usina, em especial moradores desapropriados, indígenas e barrageiros”, afirmou o diretor.
Como exemplos, ele mencionou o recente leilão de imóveis da Vila A, a retomada da política de Responsabilidade Social e a ampliação da área de atuação, especialmente com o programa Itaipu Mais que Energia. “Estamos fazendo com que a Itaipu seja um instrumento multiplicador, um modelo de boas práticas que possa ser replicado no país”, afirmou.
O diretor falou ainda dos desafios do futuro, como a atualização tecnológica e a negociação do Anexo C do Tratado.
Para encerrar o evento, o diretor de representação regional do Conselho Regional de Medicina, Seccional de Foz, Valter da Cruz Teixeira, fez a palestra "Reflexões sobre o Direito à Saúde".
O público das palestras incluiu a diretora-geral da Unifoz, Soraya Sotomaior Justus, o procurador-geral do município, Osli de Souza Machado, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade da Unioeste, Eduardo Cesar Dechechi, os vereadores Ney Patricio da Costa e Karl Stoeckl, alunos, professores e coordenadores dos cursos da instituição, além de outras autoridades.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”