Abertura contou com a presença do diretor técnico executivo da usina, Renato Sacramento.
Da Assessoria - fotos: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional). O diretor técnico executivo da Itaipu Binacional, Renato Sacramento, foi um dos participantes da mesa de abertura do Damsweek 2023, na noite desse domingo (27), no Grand Carimã Resort & Convention Center. O evento, realizado pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), reúne cerca de 550 profissionais e empresas do setor de energia de diversos países, interessados no intercâmbio de informações e difusão de novas tecnologias relacionadas à engenharia de barragens.
A Itaipu Binacional é a principal patrocinadora do Damsweek 2023, que acontece de 27 a 31 de agosto e é composto pelo XXIV Seminário Nacional de Grandes Barragens; IV Encontro Técnico de Incidentes e Acidentes em Barragens (ETIAB); V Simpósio Internacional de Barragens de Enrocamento (SIBE), em parceria com os Comitês da China e Espanha; o Workshop CBDB/ABRAGE – Gestão de Cheias, Mudanças Climáticas e Segurança de Barragens e o Fórum de Jovens Engenheiros ICOLD (YEF).
Segundo Sacramento, a participação da Itaipu nesse tipo de evento técnico faz parte da tradição da empresa. “Nosso quadro técnico é muito qualificado e está se aperfeiçoando constantemente, e queremos compartilhar esse conhecimento com os técnicos das outras empresas, além de aprender com eles”, afirmou. “A Itaipu, por meio de seus Parques Tecnológicos no Brasil (PTI-BR) e no Paraguai (PTI-PY), investe cada vez mais em tecnologias de segurança de sua barragem, e queremos que esse conhecimento seja aplicado em todo o setor.”
A palestra de abertura foi proferida pelo engenheiro e consultor Adhemar Palocci, que abordou o tema “Transição Energética e as Usinas Hidráulicas”. Palocci falou sobre a importância da criação do Plano Nacional de Reservatórios, reforçando que as hidrelétricas são a garantia de segurança do sistema elétrico. “Os reservatórios de hidrelétricas são a maior, mais limpa e mais barata bateria do mundo”, afirmou.
Também participaram da mesa de abertura o presidente do CBDB, José Bernardino Botelho; o presidente honorário do CBDB, Flávio Miguez de Mello e o diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), Luiz André Muniz. Prestigiaram a cerimônia de abertura o diretor superintendente do PTI-BR, Irineu Colombo; o diretor técnico do PTI-BR, Alexandre Leite; o gerente de Planejamento e Controle do PTY-PY, Claudio Piatti; entre outras autoridades.
Exposição
Paralelamente ao evento, acontece uma exposição técnica de produtos e serviços relacionados ao projeto, construção e operação de barragens. A exposição conta com a participação de investidores públicos, privados e empresários, bem como projetistas, construtores, fabricantes de equipamentos de barragens e instalações associadas, centros de pesquisa, universidades, consultores e fornecedores de serviços.
A Itaipu compartilha com os Parques Tecnológicos do Brasil e do Paraguai seu estande na exposição, onde são apresentadas as principais iniciativas desenvolvidas pelos especialistas. Na abertura, a presença do cão-robô autônomo levado pelo PTI-BR encantou os participantes.
Participação
A Itaipu participa do evento com 25 empregados brasileiros e 21 empregados paraguaios. Vários trabalhos serão apresentados. O superintendente de Manutenção, engenheiro Marco Aurélio Siqueira Mauro, apresentará o trabalho "Confiabilidade de Estruturas de Extravasão e Importância para Segurança de Barragens", representando o Grupo de Trabalho de Manutenção da ABRAGE.
O engenheiro Daniel Kasay vai mostrar ao público o trabalho “Importância da Operação de Reservatórios na Segurança de Empreendimentos”. A engenheira Josiele Patias é autora do trabalho "Atualização de Parâmetros de Resistência Considerando Efeito de Sucção no Solo – Estudo de Caso de Itaipu", que conta com outros autores externos.
O engenheiro Étore Funchal de Faria atuou, na tarde de domingo (27), como coordenador do Fórum de Jovens Engenheiros ICOLD (YEF) e fará a palestra “Segurança de Barragens na Usina Hidrelétrica de Itaipu”. Já o engenheiro Ricardo E. Miranda Rojas fará a palestra “Sistema de Gestión de Conocimiento en Seguridad de Presas en Itaipu Binacional”.
Confira a programação completa em http://cbdb.org.br/evento/dams-week-2023?lang=pt-BR.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”