Da Assessoria -A Semana da Pátria, em Itaipulândia, foi marcada por um profundo sentimento de orgulho e patriotismo. Apesar das condições climáticas adversas, que impediram o tradicional Desfile Cívico no dia 2 de setembro, a Administração Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Esportes, Projeto Guarda-Vidas Mirim e demais entidades locais, organizou uma série de eventos e atos cívicos para celebrar a Independência do Brasil.
A participação da Fanfarra Municipal e dos alunos das escolas municipais Carlos Gomes, João Lorini, Rondônia, Multi-Educar, Dona Leopoldina e Colégio Estadual Costa e Silva trouxe um entusiasmo contagiante para as atividades realizadas nas instituições de ensino e em frente ao Paço Municipal Tancredo Neves.
O comprometimento da comunidade escolar e o apoio das autoridades locais, incluindo a prefeita Cleide Prates, o vice-prefeito Lindolfo Martins Rui, o presidente da Câmara de Vereadores Nei Boiadeiro e a Secretária de Educação e organizadora do evento Verônica Szewieski Rui, demonstraram a importância de preservar e valorizar os símbolos nacionais.
Além disso, a Semana da Pátria também teve espaço para a reflexão, promovida pela senhora Catarina Pinheiro, com a apresentação de um poema, e pelos alunos Bianca G. De Souza Reizner, Arthur Moretti Ceconello e Flávia Agnes dos Santos da Escola Municipal Carlos Gomes. A psicóloga Suelen Cristina Becker abordou a importância do Setembro Amarelo, destacando a necessidade de buscar ajuda e prevenir o suicídio, compreendendo que patriotismo também é preservar a vida, promover a saúde mental e o bem-estar da comunidade.