“As sementes de grandeza do homem necessitam de uma imagem para poder florescer.” (Epiteto)
No contato com as pessoas nas Ruas de São Miguel, principalmente no setor comercial depois que foi feito o anúncio do segundo Show (Maiara e Maraísa), já é possível ver um certo brilho de alegria e esperança no ar., ou seja, devemos ter um Grande Evento.
As primeiras perguntas são: qual o preço do ingresso? Quanto vou gastar para alugar um stand? Quais serão os outros artistas que virão e coisas assim. Quanto ao ingresso, a notícia é boa – a entrada é grátis. “Nós queremos um evento onde todos possam participar, se encontrar e rever os amigos”, nos dizia o prefeito Boaventura Motta, na mesma linha de raciocínio do seu vice, Cláudio Rodrigues.
Quanto aos outros artistas, seria importantíssimo que através das Rádios, site e jornais, se fizessem uma pesquisa, onde a população pudesse participar com sugestões. É lógico que a Comissão Organizadora já tem em mente as suas preferências. Mas, esse termo PARTICIPAR com uma simples sugestão, em eventos desta natureza, funciona como o fermento que faz o pão crescer. As pessoas se sentem inclusas e passam mentalmente a visualizar coletivamente o sucesso da FEIRA.
Quanto a frase a cima do filósofo, Epiteto - “As sementes de grandeza do homem necessitam de uma imagem para poder florescer”, embora tenha sida proferida há séculos (135 d c), eu diria que ela é factual – e cai como um raio de luz para o momento atual, seja a nível municipal, estadual e nacional e até mesmo mundial. Precisamos de exemplos onde a maior grandeza de um homem seja as suas virtudes e não a sua conta bancária, raça ou cor.
Precisamos com urgência, urgentíssima nos unir em torno de um propósito maior onde O NOSSO MAIOR TROFÉU, seja a busca pela construção de um ser humano íntegro, que ama e respeita não só os seus semelhantes – mas, a Natureza como um todo, da qual ele é o elo mais importante.
É nesse ponto que entra uma palavrinha mágica que nós carinhosamente a chamamos de EDUCAÇÃO. Educar, eduzir é uma obra que deve ser esculpida por todos o tempo todo – onde cada um deve dar o melhor de si, para no final mostrar a sua obra de arte estampando todas as suas VIRTUDES.
Há mais de 30 anos, quando da fundação da Liga de Esportes de São Miguel do Iguaçu, eu criei uma frase bastante sugestiva nesse sentido – “Nós queremos o Esporte, a serviço da Cultura e a Cultura a serviço da Educação” – com essa visão de que possamos fortificar as bases de uma civilização digna de se chamar de “humanos”.
E o que tem isso a ver com a Expo? Estamos realizando a 1ª Expo São Miguel, no mesmo local onde já foram realizadas grandes Feiras, chamadas de FEANIMAIS. Ou seja, um Parque de Exposição que leva o nome do nosso saudoso Benvenuto Verona que tem uma história, cuja memória temos que reverenciar.
É nesse ponto que, no meu ponto de vista, deve entrar o setor Educacional, com um grande stand – o maior de todos – onde esses três setores – Educação, Cultura e Esportes – deveria fazer um resgate com fotos, recortes de jornais, recontando essa trajetória que, tem um pouco de cada um de nós, afinal, é a nossa cidade, o lugar onde vivemos, que ao lado da FAMÍLIA, a célula mais de uma Nação. Educação, uma tarefa de todos, o tempo todo, 24 horas por dia...
Lançamento de venda dos estandes
No último dia 25, a Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu – ACISMI e o Governo Municipal, lançaram oficialmente o lançamento da venda dos estandes. Segundo a coordenação, cerca de 40 estandes estão sendo comercializados no barracão da Indústria e do Comércio com tamanho de 3x3 ou 3x4. “Um público de toda a região deverá vir para a Expo São Miguel devido a seus atrativos como a gastronomia, parque de diversões, exposições e shows nacionais”, acredita Paulo Sérgio dos Santos, vice-presidente da ACISMI.
No seu ponto de vista, conforme matéria do site da ACISMI, “os empresários estão motivados para o evento tendo em vista que são esperadas cerca de 100 mil pessoas nos quatro dias da Expo”, lembrando que este evento é uma parceria entre a ACISMI e o governo Municipal – Nosso lema é – juntos somos mais fortes”, pontifica.
Presente neste lançamento, o presidente do Legislativo, Anderson Nunes Lazzaris, acredita que com muito esforço e dedicação de todos a Expo vai atrair muita gente para São Miguel do Iguaçu. “Percebi aqui que a motivação dos empresários e da Comissão Organizadora é grande para o evento”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e coordenador executivo geral da Expo São Miguel 2023, Valcir Teixeira, informou que o lançamento da venda dos estandes foi um passo importante e que essa semana tem programado outra ação em relação ao evento. “Na quinta-feira, dia 28, vamos reunir as entidades na Escola do Trabalho e ouvir delas o interesse em participar”.