Via DPonta - Foto: Divulgação/Internet - O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, se reunirá nesta sexta-feira (20) com prefeitos, Defesa Civil e bancadas partidárias do Paraná para tratar das enchentes que atingem municípios do estado. O encontro será realizado de maneira online e servirá para uma análise efetiva das cidades que estão em estado de emergência, quais outras devem entrar nesta classificação e propor soluções urgentes.
Para a deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, a ação mostra a preocupação do presidente Lula para com os municípios do Paraná. “Isso é muito importante porque mostra que o governo Lula está ativo e a bancada federal do PT está atenta à situação das cidades atingidas. Não é uma questão de disputa política, é uma questão de solidariedade com os moradores que foram vítimas dessa tragédia”, afirma. A parlamentar também destaca que Góes está em contato com a Defesa Civil do estado desde o início das enchentes. “O próprio ministro me disse hoje que já estava em contato com as autoridades. Com isso, causou estranheza a declaração do secretário de infraestrutura, Sandro Alex, dizendo que o governo Lula estava insensível aos acontecimentos do Paraná”, complementa. “Estamos todos juntos em uma ação tripartite, envolvendo municípios, Estado e Governo Federal trabalhando para uma recuperação imediata dos estragos causados e também no apoio às famílias que estão precisando da nossa ajuda. Com o entendimento que devemos somar esforços, a bancada federal pediu o empenho do deputado estadual e presidente do PT no Paraná, Arilson Chiorato, para convidar os parlamentares estaduais que representam as regiões que foram prejudicadas para participarem da reunião”, finaliza Gleisi. O próprio coordenador da bancada paranaense em Brasília, Toninho Wandscheer, manifestou que toda a equipe está solidária ao momento enfrentado pelo estado e que segue à disposição para ajudar em articulações a fim de resolver a situação.
Já o deputado federal Aliel Machado declara que o Ministério dos Transportes e demais parlamentares têm se mostrado presentes para auxiliar na resolução dos problemas. “Desde o início das enchentes nós estamos trabalhando com articulações com demais deputados e representantes do governo Lula para fornecer uma resposta eficiente aos municípios atingidos”, aponta. O trabalho em conjunto com a gestão federal também parte do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. “O presidente Lula pediu a todos uma ação integrada e rápida em todas as regiões do Brasil que estão sofrendo, seja por consequência de secas ou enchentes. Estamos agindo com liberações, sem burocracias, e com muita responsabilidade com as pessoas e com as cidades atingidas, e no Paraná não é diferente, onde temos um estado pujante e que representa muito para o país em todos os setores”, registrou o ministro.