Movimento incentiva população masculina a dedicar mais atenção à saúde e se conscientizar sobre a importância da prevenção de doenças comuns entre os homens, como o câncer de próstata
Da Assessoria – fotos: Rafa Kondatsch – Itaipu Binacional - A Itaipu entra na campanha Novembro Azul com a realização de campanhas internas e a iluminação das edificações da usina com as cores do movimento. O objetivo é incentivar a população masculina a dedicar mais atenção à saúde e se conscientizar sobre a importância da prevenção de doenças comuns entre os homens, como o câncer de próstata, entre outras.
A Itaipu sempre está envolvida em todas as campanhas temáticas de prevenção e cuidados com a saúde da população. Até o final do mês, as calotas, o monumento da Unila, a fachada do Centro de Recepção de Visitantes e a Iluminação da Barragem estarão com as cores do movimento.
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, diz que “a adesão ao movimento Novembro Azul é uma forma de chamar a atenção dos homens para se cuidarem, não só em relação ao câncer de próstata, mas também em casos de doenças cardiovasculares e diabetes, entre outras”.
“Infelizmente, os homens procuram menos os serviços de saúde e fazem menos exames preventivos do que as mulheres. Muitos esperam as doenças se manifestarem para então tomar uma atitude. Isso precisa mudar, cuidar da saúde também é coisa de homem e salva vidas”. E complementa: “Daí a importância de cultivar hábitos saudáveis”.
Ações internas
Internamente, a Itaipu priorizou algumas medidas para ajudar, ao longo de todo o mês, os empregados a darem um tempo nas atribulações do dia a dia para fazerem exames preventivos do câncer de próstata sem a limitação de quantidade.
A medida é válida para os exames clínicos laboratoriais (PSA livre e total) e de imagem (ultrassonografia de abdômen total), que até o fim de novembro ficam, por liberação da Itaipu, livres da carência (um por mês para os laboratoriais e um a cada seis meses para o de imagem).
A ação contempla todos os beneficiários do Plano de Saúde da Itaipu (PAMHO), tanto os titulares quanto os dependentes, e integra a série de iniciativas da empresa para promover a campanha Novembro Azul.
Além dos exames exigidos pela legislação trabalhista, a Medicina do Trabalho da empresa oferece uma série de exames preventivos, análise de fatores de risco e consultas médicas, entre outros.
Por isso, a Itaipu recomenda o comparecimento ao exame periódico, não apenas como obrigação legal, mas, principalmente, como oportunidade de cuidar e refletir sobre a saúde. A empresa também dispõe do Programa Reviver, que promove ações que incentivam o estilo de vida mais saudável.
Manifestação da doença
No início, o câncer de próstata não apresenta sinais. E quando os sinais começam em 95% dos casos, a doença já está em estágio avançado, o que torna a cura muito mais difícil. A prevenção é a melhor saída.
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”