Banner eleitoral

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Exposição Alma e Coração: Eu sou Feliz, porque amo a minha Família, a minha Cidade, o meu Estado e o meu País...
  Data/Hora: 22.abr.2024 - 17h 17 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Da Redação, com fotos da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal - Hoje (22), o Paço Municipal Abel Bez Batti, que desde o dia 15 de abril abriga no seu espaço nobre uma Exposição de Artes Digitais, denominada Alma e Coração, cujo tema é: “Eu sou Feliz, porque amo a minha Família, a minha Cidade, o meu Estado e o meu País”, viveu um momento de rara beleza...

 

As obras expostas, são de minha autoria, feito as devidas ressalvas, é claro, tendo em vista que a “embalagem” – a obra de arte que emoldura o conteúdo literário, os “Pensamentos Acrósticos” são digitais, com cores, cortes e recortes, cuja beleza e harmonia tem origem em “grandes obras” de diversas matizes que estão expostas neste universo maravilhoso da Cultura Universal que a internet nos traz...

 

Desde já, um agradecimento especial a professora Solange Gamba, Secretária de Educação e sua equipe que se encarregaram de organizar o ESPAÇO, bem como a definição do horário de visitação.

 

Vale ressaltar que em princípio, a intenção era realizar essa Exposição que podemos defini-la como a nível local, junto com uma outra, cujo tema é: “Vamos combater a violência com inteligência, pregando a Cultura da Paz”, cujo objetivo é uma reflexão mais ampla, envolvendo os 26 Estados e o Distrito Federal com esse tema da “violência” – uma preocupação mundial nos dias atuais.

 

Para a realização dessa Exposição a nível nacional, foi redigida uma correspondência endereçada ao Ministro da Educação, Camilo Santana, explicando os objetivos, bem como, a intenção de levar essa PROPOSTA para os alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas e Privadas de todo o país, COMO TEMA DE REDAÇÃO.

 

Subscrevem a correspondência de quatro páginas enviada ao Ministro, o prefeito Boa Ventura Motta; o seu vice, Cláudio Rodrigues; o presidente do Legislativo, vereador Anderson Lazzeris; a Secretária de Educação, professora Solange Gamba; o Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Adalto Góes; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Valcir Teixeira e o presidente da ACISMI, Jolmir Raimundi.

 

 

Ou seja, o que está se realizando nesse momento, é apenas uma MOSTRA de uma Exposição bem mais ampla, onde cada Estado da nossa Federação, serão contemplados com uma obra com esse tema, com cores, cortes e recortes de artes de artistas de cada região, ressaltando esse tema – “Vamos combater a Violência  com Inteligência, pregando a Cultura da Paz”, tendo ao lado, um “Pensamento Acróstico” com o nome do Mestre dos mestres.

 

Todos os pensamentos, são diferentes no conteúdo, mas, com a mesma essência, expressar a importância do Jesus de Nazaré que após a sua iluminação no deserto da Palestina, incorporou a Consciência Crística que sempre existiu desde os primórdios da humanidade, passando a se chamar, Jesus Cristo. O Mestre dos mestres, cuja Consciência Transcendental está aqui, ali, dentro e fora de nós, fazendo essa ponte entre a Criatura e o Criador.

 

O que aconteceu hoje na Exposição?

 

Um momento especial que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Motta e o seu vice, Cláudio Rodrigues; secretários municipais, professores e a explosão de alegria dos alunos do Colégio Ativa, acompanhados da Diretora Sônia Gava Martinello e membros da sua equipe pedagógica.

 

Logo após a foto, uma das professoras do Colégio Ativa, me pediu para falar alguma coisa para os alunos sobre o significado dos trabalhos ali expostos. Adorei o pedido...

 

 

Acreditem! O que está ali exposto é algo diferente.. Os visitantes  verão ali, a face de pessoas como a irmã Canísia, por exemplo, que foi minha Professora no Colégio  Nossa Senhora de Fátima, bem como de várias outras da comunidade, que tive o prazer de conhece-las. Volto a ressaltar, que essa é apenas uma Mostra, do que virá por aí.

 

Lembrei ao público presente que a ideia de realizar esse trabalho a nível nacional, com esse tema: “Vamos combater a Violência, com Inteligência, pregando a Cultura da Paz”, nasceu em 2018, com o sugestivo nome de CONAR - Concurso de Poesia, Redação e Artes Visuais.

 

Uma iniciativa nossa (Jornal o Farol, hoje, Revista O Farol) que contou na época, com a parceria da FAESI – Faculdade de Ensino Superior de São Miguel, sendo implantado como Projeto Piloto no Colégio Nestor, com o apoio da Diretora, Ilse Maria Viola. A Direção da FAESI gostou tanto do trabalho realizado na época que dobrou a premiação inicialmente ofertada aos vencedores.

 

O objetivo continua sendo o mesmo - Combater a violência com inteligência procurando demonstrar aos nossos jovens o quanto a filosofia, a ciência e a fé podem ajudá-los a viver melhor pregando a Cultura da Paz.

 

Essas primeiras sementes semeadas em 2018, teve o apoio de diversos setores de nossa comunidade, entre as quais, a Direção da FAESI, a Professora Ilse Maria Viola, Diretora do Colégio Nestor Victor dos Santos que já na primeira visita que fiz aquela instituição de Ensino, se prontificou em ouvir e discutir com os demais integrantes da sua equipe, a viabilidade.

 

Na sequência, com alegria contagiante, me apresentou aos demais membros da sua equipe de trabalho, definindo-se em conjunto que o Colégio Nestor ficaria sendo o “Projeto Piloto” para a sua implantação.

 

Hoje, ela não é mais a Diretora e aquela instituição de Ensino se transformou num Colégio Cívico Militar. Me lembro que na época, todas as suas 20 salas de aula eram ocupadas no período noturno e diurno – atualmente, apenas no período diurno. Situado no centro da cidade, um espaço nobre, que no meu ponto de vista, não pode ficar ocioso no período noturno – algo precisa ser revisto.  

 

Em matéria publicada nesse mesmo espaço, na época, lembrava que “mesmo com tudo o que vinha acontecendo ao redor e nos bastidores de um sistema onde grande parte dos seus membros que deveriam dar o exemplo, – sentia uma sensação de satisfação e bem estar em um nível infinitamente profundo que jamais havia sentido antes, na realização deste trabalho. E hoje, posso afirmar que essa sensação continua a mesma.

 

 

É algo que vem de dentro e nos ajuda a entender o verdadeiro sentido das palavras do Mestre, quando nos disse: “Você está em harmonia com os mais profundos recantos do seu ser – quando estiver experimentando e expressando “amor” nos seus atos e ações. Isso o deixa em paz e feliz”.

 

Faltou dizer que, quando nos dedicamos a realizar trabalhos desta natureza, com foco na harmonia e na beleza, conseguimos ouvir os sussurros destes Ensinamentos nos dizendo: “Quando você percebe, aceita e compreende plenamente cada “sessão de aprendizagem em sua escola na Terra” com amor, você é elevado além do alcance do pânico e da dor. Você resolve seus problemas rápido e suavemente e percebe que as suas próprias reservas de sabedoria e conhecimento vão aumentando de muitas maneiras”.

 

De onde vem essa sensação e por que digo isto numa matéria desta natureza?

 

Revejam o que postamos na época: “Mesmo estando vivenciando um turbilhão de emoções, –complicados e entrelaçados que são difíceis de diferenciar e discernir – tendo em vista que envolve aquilo que você mais preza e tem por ela um Amor Incondicional, a Família, consigo escrever e transmitir nesse nível de entendimento, com bondade no coração, graças ao CONHECIMENTO, que Ele nos legou. Estou apenas repassando tudo isso para ser aproveitado pela nossa juventude.

 

É nessas horas que percebemos com toda nitidez que não estamos sós no conjunto do universo – e que, na verdade, somos parte integrante desta Energia Cósmica Universal, que é ou tem acesso ao poder de Deus. Energia essa que nós não vemos – mas, assim como o ar que respiramos que é invisível – e se for retirado de nós a própria VIDA se esvai – ELA está presente, alimentando e nutrindo cada célula não só do nosso corpo, mas de todas as formas de VIDA que existem na Terra.

 

Como extrair e se nutrir desta Energia?

 

É o que colocamos no material de apoio que pretendemos distribuir através deste Projeto, onde pincelamos os princípios básicos dos Ensinamentos Dele, que, aliás, já pregava isso há mais de 2000 anos: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida...” 

 

E mesmo sem ter escrito um livro sequer, através dos seus atos e ações e dos seus memoráveis Sermões da Montanha, nos legou o CONHECIMENTO em forma de filosofia de vida e toda a base do que a ciência procura desvendar nos dias atuais e não encontra explicações.

 

Vale ressaltar que não estamos pregando religião e sim, Espiritualidade, Conhecimento...

 

Quem procura se nutrir nesta Fonte de Conhecimento, através de uma busca sincera, com o passar dos dias, meses ou até mesmo anos, conseguirá sentir os reflexos desta Energia Transcendental e a beleza do seu efeito revitalizador. Efeito esse, capaz de nutrir e transformar até mesmo o caos existencial que estamos vivendo nos dias atuais, em PAZ E FELICIDADE.

 

Ainda sobre as motivações que me levaram a organizar o evento de 2018 - lembro-me como se fosse hoje, os sonhos e insights do ano de 2005, me acordando e me obrigando a saltar da cama altas horas da madrugada para rabiscar e colocar no papel todo o script vivenciado horas antes em alto mar, como se fossem reais, como se estivesse dentro daquelas embarcações que subiam e desciam levadas pelas ondas e os ventos fortes, com gente caindo, com gritos de socorro ecoando no ar.

 

 

Uma época de explosão e criatividade que surgiam nas mais diferentes horas do dia ou da noite em forma de poesias – difícil dizer qual a mais linda. Uma delas me marcou não só pela profundidade – mas também por uma pontinha de “ira santa” – aquela reação interior que nos incita e nos faz apressar o passo na busca de soluções – e quando você não encontra entre os seus, se revolta e coloca no papel com a beleza e a pureza de quem visa ajudar, ajudar e ajudar – a qual eu dei o sugestivo nome:

 

“COMO OS PRIMATAS”

 

Como viver numa cidade,

onde até a luz solar

é constantemente embaçada

pelas sombras da mediocridade?

 

Adoro subir nas árvores

e viver como os primatas,

colhendo o fruto maduro

e saciando a fome que mata.

 

A fome que mata?

Sim! Milhares diariamente.

Onde?

Nos quatro continentes.

 

Não! Isso não!

Quero ser gente

e rever os meus parentes.

 

Sobre essas imagens e insights, anos mais tarde, o mundo todo assistiu ao vivo e a cores uma legião de refugiados, cruzando os mares e arriscando a própria vida em alto mar – muitos tendo os seus sonhos interrompidos e os seus corpos sepultados nos oceanos. No último final de semana, a guarda costeira descobriu um barco à deriva na costa brasileira com vários corpos sem vida.

 

Coincidência ou não, o fato é que, os pedidos de socorros atuais com relação a paz social em diversas partes do mundo, são semelhantes aos da época. Como se essa Consciência Cósmica Universal, essa mente Superior que liga a criatura ao Criador, estivesse nos enviando e solicitando providencias urgentes, urgentíssimas...

 

    

O que me deixa imensamente feliz hoje, é ver que, essa Consciência Cósmica Universal está tocando a mente e o coração de mais e mais pessoas nas mais diferentes partes do mundo. Eu diria que, uma das maiores preocupações no momento não é lá fora, mas sim, aqui dentro, em solo pátrio. O país está passando por profundas transformações políticas e sociais e precisamos agir com rapidez...

 

Seguindo as pegadas do Mestre – procurar fazer com que mais e mais pessoas conheçam o Seu VERDADEIRO CONHECIMENTO, o que ele realmente quis nos dizer quando esteve nos visitando na região da Palestina ao afirmar: “O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE VOCÊ...”.

 

Como colocar isso em prática?

 

O primeiro passo é nos aprofundar no que ele pregou, estudando a VERDADE que sustenta toda a existência – procurando unir ciência e fé – demonstrando principalmente a nossa juventude de que muito mais importante do que TER, é SER..., procurando entender, por exemplo, o que Ele quis nos dizer com essa afirmação: “O Reino de Deus está dentro de nós...”.

 

O simples fato de voltarmos os olhos para isso, vamos entender que existe algo de muito mais grandioso envolvendo o mistério da Criação. “Ele nos ensina que tudo é basicamente Energia tornada visível através das frequências vibratórias dessa mesma energia”.

 

E que Energia é essa?

 

Essa energia é a Consciência Divina – CONHECIMENTO – conhecimento este que nada tem a ver com religião e sim, com ESPIRITUALIDADE, ou seja, o ELO que hoje nos falta ligando a Educação Material que aí está que tem privilegiado o TER, a Educação Espiritual que visa valorizar o SER, sem desprezar o TER...

 

É nesse ponto que começamos a desvendar o grande segredo que faz parte da REALIDADE que Ele veio nos ensinar e afirmou: o verbo é Divino.

 

ESTE É O GRANDE SEGREDO DA CRIAÇÃO. Ou seja, nós vamos estar amanhã, onde o nosso pensamento estiver – e isto vale para todas as áreas da vida...

 

(continua)

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner Mirante
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner Exposição
Banner emprego
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios