Da Assessoria - Força-tarefa auxiliará bombeiros na triagem de doações; cooperativa dobra valor doado em dinheiro e mantém 15 postos de arrecadação de produtos.
O Sicoob Três Fronteiras atua em várias frentes de cooperação em favor da população do Rio Grande do Sul. As ações incluem mobilização de voluntários para separação e triagem das doações no Corpo de Bombeiros em Foz do Iguaçu, postos de coleta de produtos em sete cidades da região e arrecadação de recursos em dinheiro.
O Sicoob dobra todo o valor doado em prol do estado vizinho por meio do instituto da cooperativa, em que um repasse de pessoa física ou empresa de R$ 10 vira R$ 20, como exemplo. A campanha também inclui canal para doação via PIX, sistema prático e fácil, pelo qual a pessoa pode fazer mais de uma transferência, conforme a disponibilidade.
O Rio Grande do Sul enfrenta uma calamidade provocada por fortes chuvas e enchentes que afetam 80% das cidades, em todas as regiões, inclusive na capital e região metropolitana de Porto Alegre. Diante de enorme gravidade e dificuldades, uma rede de solidariedade toma conta do país.
“O Rio Grande do Sul está precisando de nós. Como associativistas, conhecemos e acreditamos no poder da união de propósitos para o bem comum”, explica o diretor-superintendente do Sicoob Três Fronteiras, Dirceu Tessaro. “Nossa solidariedade ao povo gaúcho se dá com ações práticas e engajamento humano dos nossos colaboradores”, frisa.
Cerca de 40 funcionários do Sicoob Três Fronteiras, em cidades do Rio Grande do Sul, foram prejudicados pelas enchentes que castigam o estado. Pelo menos sete perderam tudo, de móveis a roupas. Sete agências da cooperativa foram atingidas, sendo que uma delas, em Canoas, na área metropolitana, permanece debaixo d'água.
Principais necessidades
Cooperados e população em geral têm a opção de doar produtos em 15 pontos da cooperativa na região. A coordenadora de Comunicação do Sicoob Três Fronteiras, Kelly Dutra de Campos, enfatiza que as pessoas também podem dar uma contribuição a mais organizando as suas respectivas doações, o que facilita o envio para o Rio Grande do Sul.
“O doador pode separar os itens, não misturando comida com vestuário, por exemplo, além de juntar os pares de calçados e etiquetar roupas por tamanho”, sugere. “São dicas simples, mas que facilitam muito a logística da distribuição, reduzindo o tempo das atividades realizadas por bombeiros e voluntários”, pontua Kelly.
O Corpo de Bombeiros em Foz do Iguaçu realça que as prioridades são água, alimentos não perecíveis – em lata ou em conserva para o pronto consumo –, colchões e cobertores em bom estado, e produtos de higiene e limpeza. Também há grande demanda de ração animal, dado o elevado número de pets resgatados.
Doação em dinheiro
Para fazer a doação em dinheiro em prol do Rio Grande do Sul, basta usar a chave 07.147.834/0001-72, que tem como titular o Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável. Já para ajudar por meio de dados bancários, as informações são: CNPJ: 07.147.834/0001-73; banco: 756; agência: 0001; conta-corrente: 80.000.689-5.
Postos de arrecadação nas agências do Sicoob Três Fronteiras:
Foz do Iguaçu
Centro: Rua Almirante Barroso, 2077, centro.
Digital e ACIFI: Rua Padre Montoya, 490, centro.
Porto Meira: Avenida Morenitas, 243, Jardim das Flores.
República Argentina: Avenida República Argentina, 4314, Jardim São Paulo.
Shopping Catuaí Palladium: Avenida das Cataratas, 3570, Vila Yolanda.
Três Lagoas: Avenida João Ricieri Maran, 173, Três Lagoas.
Vila A: Avenida Silvio Américo Sasdelli, 1685, Jardim Santa Rosa.
Vila Portes: Avenida JK, 3450, Vila Paraguaia.
Itaipulândia
Avenida Tiradentes, 1938, centro.