Valdecy Urquiza é primeiro policial brasileiro a assumir o cargo de secretário-geral da Organização Internacional de Polícia Criminal
Da Assessoria - Arquivo pessoal -O presidente da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), major general Ahmed Naser Al-Raisi, e o delegado da Polícia Federal (PF) Valdecy Urquiza fizeram uma visita a Itaipu nessa segunda-feira (2). Eles foram recebidos pelo delegado Marcos Antonio Farias, chefe da Assessoria de Informações da Itaipu.
Urquiza foi indicado para ser o próximo secretário-geral da Interpol, com mandato até 2029. É a primeira vez que um policial brasileiro ocupará o cargo. Atualmente, Urquiza desempenha a função de vice-presidente para as Américas do Comitê Executivo da Interpol.
As autoridades estão em Foz do Iguaçu para a 14ª Cumbre Ordinária da Comunidade de Polícias das Américas - Ameripol, conferência que reúne todas as polícias das Américas e convidados de outras regiões do mundo.
“Este evento, de suma importância, conta com o patrocínio da Itaipu. Então, fizemos questão de trazer o presidente da Interpol para conhecer a Usina”, disse Urquiza, que já havia estado na empresa antes. “O projeto da Itaipu, construído a partir da união de dois países em prol de um objetivo comum, tem tudo a ver com a Interpol, com o conceito da Ameripol, de instituições que buscam alinhar interesses e ações em prol de toda a comunidade global”, avaliou.
O major Al-Raisi se disse impressionado com a magnitude da Usina. “É impressionante presenciar esse grande feito, fruto da parceria entre Brasil e Paraguai, um projeto enorme e único no mundo.”
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 3 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.