Parceria visa implementar soluções inovadoras em smart cities no Brasil; prova de conceito deve iniciar ainda este ano em Assaí, no Paraná
Curitiba, 25 de novembro de 2024 – Da Assessoria - Em mais um passo estratégico para fortalecer o seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento tecnológico, a Ligga anuncia um novo Memorando de Entendimento (MoU), dessa vez com a Omniflow – empresa portuguesa focada em tecnologias sustentáveis para cidades inteligentes. A assinatura, realizada durante o Smart City Expo, em Barcelona, marca o início de uma prova de conceito em Assaí, no Paraná, que servirá como piloto para soluções avançadas de conectividade e iluminação urbana inteligente no Brasil.
“Essa parceria permitirá que a Ligga traga para o país tecnologias de postes inteligentes, com iluminação alimentada por energia eólica e solar, além da conectividade 5G”, pontua Vitor Menezes, diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais da operadora. “A tecnologia da Omniflow oferece uma série de funcionalidades, incluindo carregamento de veículos elétricos e monitoramento de pedestres. A prova de conceito em Assaí deve se iniciar ainda este ano, reforçando o nosso compromisso com a sustentabilidade e inovação, e atendendo às atuais demandas urbanas por mobilidade, segurança e eficiência energética”, explica.
A escolha de Assaí para essa prova de conceito é estratégica. Reconhecida como uma das sete comunidades mais inteligentes do mundo, o município está localizado próximo a Londrina e conta com ampla infraestrutura 5G e Wi-Fi, além de apresentar baixa barreira operacional para projetos experimentais, tornando-se um ambiente ideal para testes e expansão futura.
“A iniciativa se integra ao projeto da Avenida Inteligente, que conta com infraestrutura robusta para suportar outras tecnologias emergentes em uma rede de parceiros de conectividade e mobilidade urbana. Com suporte para 5G, IoT e energias renováveis, a cidade oferece uma base experimental sólida e é reconhecida por diversas premiações nacionais e internacionais neste sentido”, acrescenta Menezes.
A parceria com a Omniflow soma-se ao recente MoU firmado com a Huawei, na China, para o projeto de conectividade 5G na Amazônia, anunciado no final de outubro. Com as estratégias em andamento, a Ligga se posiciona na vanguarda de projetos de transformação digital que trazem benefícios concretos para comunidades e cidadãos.
“A Ligga está comprometida em liderar iniciativas que aproximem todas as comunidades onde atua de tecnologias inovadoras que contribuam para o desenvolvimento sustentável e para a inclusão digital no Brasil. Com os projetos de cidades inteligentes em Assaí e de conectividade na Amazônia, estamos lançando as bases para uma infraestrutura moderna que atenderá às necessidades do futuro”, conclui Menezes.
Sobre a Ligga: Sediada em Curitiba, a Ligga é uma operadora de telecomunicações referência no estado do Paraná e pioneira na popularização do acesso à banda larga fixa por fibra ótica no país. A companhia investe em tecnologia e expansão com mais de 50 mil quilômetros de infraestrutura de rede e atendimento de clientes em mais de 400 cidades no Paraná, em São Paulo e no Mato Grosso. Detentora dos direitos de exploração do 5G no Paraná, em São Paulo e na região Norte, a empresa se prepara para expandir a sua atuação no território nacional, oferecer conexão de alta qualidade e baixíssima latência, tendo o cliente como protagonista e “ativo” mais estratégico do negócio. Recentemente, conquistou o selo RA1.000 no Reclame aqui, sendo considerada a Telecom com a melhor reputação no Paraná e uma das melhores do Brasil.