Da redação com conteúdo e Foto: Estadão - Em sessão de encerramento ontem (19), comentando a respeito da tentativa de golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, como presidente da República, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que o colega Alexandre de Moraes “enche de orgulho a nação brasileira”.
“Sem ignorar que dita trama ainda é objeto de investigação pelas instâncias competentes, é preciso mais uma vez ratificar: Vossa Excelência, ministro Alexandre, enche de orgulho a nação brasileira, demonstrando, ao mesmo tempo, ponderação e assertividade na condução dos múltiplos procedimentos adotados para a defesa da democracia em nossa pátria", declarou.
No seu ponto de vista, os fatos revelados pela investigação causam “perplexidade e indignação” a todos os democratas brasileiros. “Perante notícias públicas de que verdadeira organização criminosa estaria planejando típico golpe de Estado, é preciso reconhecer que chegamos a graus de paroxismos desconhecidos na história brasileira”, afirmou.
A investigação sobre a tentativa de golpe tem a relatoria de Moraes. A Polícia Federal (PF) indiciou 40 pessoas pelos crimes de associação criminosa, tentativa de abolição do Estado de Direito e golpe de Estado. Entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro Braga Netto, este preso preventivamente no último dia 14.
As sessões plenárias do STF voltam somente em fevereiro.