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A partir deste sábado, pedágio volta a ser cobrado no Paraná. Em São Miguel, a cobrança começa em maio de 2025.
  Data/Hora: 21.dez.2024 - 10h 25 - Categoria: Geral  
 
 
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Motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas estão isentas da cobrança

 

Catve.com - Foto: Divulgação - O Lote 6 das concessões de rodovias do Paraná foi leiloado nesta quinta-feira (19) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A tarifa básica máxima foi fixada em R$ 0,1758 por quilômetro, e o valor final dependerá do desconto oferecido pela EPR, única interessada no leilão.

 

Com 662 quilômetros de extensão, esse lote abrange importantes rodovias do estado, incluindo a BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, conectando o Oeste e Sudoeste aos Campos Gerais. O pacote completa todo o eixo da BR-277, desde a região Oeste, na fronteira com Paraguai e Argentina, até o Porto de Paranaguá. Isso porque os dois primeiros lotes que já foram concedidos pegam os outros trechos da rodovia, na região Central, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral. Além disso, ele coloca o Sudoeste no mapa das concessões paranaenses.

 

Com a concessão das rodovias, a tarifa de pedágio volta a ser cobrada.

 

Confira as tarifas médias de pedágio para automóveis em 9 praças de pedágio, sendo 6 já existentes e 3 a serem implantadas:

 

Os valores diminuiram em relação os que eram cobrados em novembro de 2021, período das concessões foram encerradas.

  • Cascavel: R$ 15,10
  • Céu Azul: R$ 14,00
  • São Miguel do Iguaçu: R$ 18,30
  • Laranjeiras do Sul: R$ 15,10
  • Candói: R$ 15,10
  • Prudentópolis: R$ 15,30

Na época, as praças de pedágio em Lindoeste, Ampére e Pato Branco não estavam ativas.

 

Duplicações e trabalhos 

Entre as principais obras que a concessionária vencedora deverá tirar do papel estão 462 quilômetros de duplicações, a maior parte na BR-277, mas também na PR-182, no Sudoeste. A concessão vai de Cascavel até Pato Branco, onde se encontrará com o projeto de revitalização em concreto executado pelo Governo do Estado, de Pato Branco ao Trevo do Horizonte, em General Carneiro.

 

No perímetro urbano de Cascavel, do Trevo Cataratas até o km 597,393, logo após o entroncamento com a Avenida Tancredo Neves, a rodovia será totalmente duplicada, em uma extensão de 10,4 quilômetros. Também serão implantados novos viadutos, passarelas para pedestres e vias marginais. As obras de duplicação da BR-277 seguem pelos municípios de Santa Tereza do Oeste, Céu Azul e Matelândia.

 

Em Santa Terezinha de Itaipu, a BR-277 vai receber um trecho de faixas adicionais em ambos os sentidos de tráfego a partir do km 711+900, no perímetro urbano do município, seguindo até o km 720+400. Um segundo trecho começa logo em seguida e vai até Foz do Iguaçu.

 

No sentido contrário, as obras de duplicação da BR-277 iniciam em Cascavel e seguem até o Trevo do Relógio, em Guarapuava. Serão seis segmentos de duplicação da rodovia federal, todos conectados, indo desde o km 480 até o km 575, em um total de 95 quilômetros de pistas duplicadas, passando também pelos territórios de Guaraniaçu, Ibema e Catanduvas.

 

Especificamente no trecho entre Prudentópolis e Nova Laranjeiras, a BR-277 terá 10 trechos de duplicação, do km 303+800 ao km 336 e do km 355 ao km 480+100, pulando Guarapuava, onde a rodovia já é duplicada. Os 157,3 quilômetros de duplicação passam também pelos territórios de Candói, Cantagalo, Virmond e Laranjeiras do Sul. Outro destaque para o trecho é a iluminação prevista em trechos de serra de Prudentópolis e Nova Laranjeiras.

 

A região Sudoeste também está incluída no Lote 6, estreando em concessões rodoviárias. Serão duplicados 141 km de rodovias, entre Cascavel e Pato Branco. Será construído o novo Contorno de Lindoeste, retirando o tráfego de veículos pesados da BR-163 do centro da cidade. Em Realeza, a PR-182 terá 69,05 quilômetros duplicados, até chegar no entroncamento com a PR-483, já em Francisco Beltrão, que também será duplicada, em uma extensão de 26,41 km, até o entroncamento com a PR-180 em Marmeleiro.

 

No limite entre Francisco Beltrão e Marmeleiro será duplicada a PR-180, do km 499+870 ao km 500+500, com implantação de vias marginais em ambos os lados da rodovia. Entre este trecho da PR-180 e a PRC-280 será executado o Contorno de Marmeleiro, com 6,9 quilômetros de pistas duplicadas e dois viadutos do tipo Diamante, desviando o tráfego de veículos pesados da PR-180 do centro da cidade. Além do contorno, será duplicada a PR-280, com extensão de 30 quilômetros, seguindo até Pato Branco.

 

Entre Vitorino e Pato Branco será duplicado um trecho de 8,35 quilômetros da PRC-158, que conecta dois segmentos da PRC-280. De Pato Branco em diante a nova concessão encontra a PRC-280 em concreto, obra que está sendo realizada pelo Governo do Paraná em lotes: o primeiro (Trevo do Horizonte a Palmas) e o segundo (Palmas a Clevelândia) estão concluídos e o terceiro (Clevelândia a Pato Branco) teve as obras iniciadas em dezembro.

 
 

 

 

 
 
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