Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Gleisi contesta fake news da Folha e diz que jornal quer a venda das estatais na bacia das almas
  Data/Hora: 28.dez.2024 - 17h 0 - Categoria: Brasil  
 
 
clique para ampliar

A presidente nacional do PT desmente acusação de déficit recorde em estatais e critica agenda privatista defendida pelo jornal.

 

Fonte: 247 - A presidente nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) rebateu o editorial da Folha de S.Paulo deste sábado (28), que afirmou que as estatais federais registraram um déficit recorde em 15 anos sob o governo Lula. Em suas redes sociais, Gleisi classificou a matéria como "mentira" e acusou o jornal de má-fé ao manipular informações para defender uma agenda privatista.

 

"É mentira da Folha a matéria ‘Sob Lula 3, déficit de estatais atinge recorde de 15 anos’. Em primeiro lugar, porque as 44 estatais federais fecharam 2023 com lucro somado de R$ 197,9 bilhões. Em segundo lugar, porque, para chegar à conta, foram excluídos Petrobrás, Eletrobrás, BB, Caixa e BNDES", destacou Gleisi.

 

A parlamentar também enfatizou que o chamado "déficit" apontado pelo jornal se refere, na verdade, aos investimentos realizados pelas estatais, que cumprem um papel essencial na economia e na sociedade. "Não fosse assim, a agricultura brasileira não contaria com as pesquisas e inovações da Embrapa, para dar apenas um exemplo de sua importância", acrescentou.

 

Gleisi criticou o que chamou de "má-fé privatista" do jornal, apontando incoerências no editorial. "A Folha consegue a proeza de, na mesma edição, publicar editorial destacando a contribuição dos dividendos das estatais para as contas públicas do país, mas não consegue esconder que deseja mesmo é que todas sejam vendidas na bacia das almas", afirmou.

 

A presidente do PT também relembrou as privatizações realizadas durante o governo de Jair Bolsonaro e na gestão Michel Temer, que, segundo ela, prejudicaram o controle estatal sobre empresas estratégicas como a Eletrobrás e a Petrobras.

 

O papel das estatais
Gleisi Hoffmann reforçou a importância das estatais para o desenvolvimento do país, mencionando casos como a Embrapa, que tem sido fundamental para as inovações na agricultura brasileira. Além disso, destacou os resultados financeiros das empresas públicas, que fecharam 2023 com um lucro expressivo de quase R$ 198 bilhões, mostrando sua relevância tanto para a economia quanto para as contas públicas.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner violência se limite
Bassani
Banner Einstein
Banner Lúcia Helena
Banner Exposição
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner pedrão 2018