A exemplo do que aconteceu em todos os municípios do país, em São Miguel do Iguaçu, o ano começou com o tradicional rito de posse dos novos governantes eleitos em outubro de 2024. Um dado importante da última eleição é que, dos 155.912.680 eleitoras e eleitores; as mulheres representaram 52,4% do total (81.806.914), e os homens 47,5% (74.076.997).
São Miguel do Iguaçu, neste quesito, fez história, mesmo elegendo apenas uma mulher entre os nove vereadores – os homens se renderam a expressiva votação (1.824 votos) que Juliane Dandolini obteve, elegendo-a presidente do Legislativo.
Com essa expressiva votação que obteve nas urnas e eleita por unanimidade para ocupar o cargo de presidente, Juliane leva na sua bagagem política dois fatos inéditos - ser a primeira mulher presidente da Câmara e obter a maior votação em toda a história política do município.
A cerimônia de posse foi realizada nas dependências do CTG Querência Amada e contou com a presença de lideranças e autoridades locais. Em seu primeiro pronunciamento, visivelmente emocionada, Juliane ressaltou o seu compromisso não só pela expressiva votação que obteve, mas também com o desenvolvimento de São Miguel do Iguaçu. “Este momento é de todos que acreditaram em mim. Agradeço primeiramente à Deus e à minha família, que esteve ao meu lado em cada desafio”, pontificou Juliane.
Na composição desta chapa única, eleita por unanimidade, tem como vice-presidente, o vereador Anderson Lazzeris, como primeiro secretário Raulique Farias, o popular (Queti) e como segundo secretário, o vereador Wando.
Falando em nome dos vereadores, Raulique Farias lembrou que só quem participa de uma eleição sabe, o quanto é difícil estar nesse momento sendo empossado como um representante da comunidade junto ao Legislativo. “Agradeço aos eleitores que nos concederam a honra de ser as suas vozes nessa Casa Legislativa. Nosso compromisso é fortalecer as políticas públicas para a construção de um município mais justo, inclusivo e próspero para todos”, afirmou.
Posse do Executivo
Na sequência, o prefeito Motta e o vice Cláudio Rodrigues assumiram oficialmente seus cargos para esse segundo mandato, que é bom que se diga – outro fato inédito no município, onde a mesma dupla se reelege para um segundo mandato.
Ao fazer uso da palavra, Cláudio Rodrigues fez um pronunciamento forte, citando os avanços alcançados em todos os setores, destacando a educação e a redução do desemprego nesse primeiro mandato. Agradeceu todos os membros que fizeram parte desta equipe de governo. “Tenho certeza de que vamos fazer um segundo mandato ainda melhor, com transparência em todos os nossos atos para que o nosso município nunca mais volte ao passado de triste memória”, pontuou.
Momentos antes do prefeito Motta fazer uso da palavra, um parêntese para o apresentador Jones de Souza, lembrando a importância dessa dupla para a virada de página em nossa história política.
Com a sua costumeira simplicidade, O prefeito Motta, reforçou o compromisso de continuar realizando um trabalho sério, com transparência e legalidade combatendo qualquer desvio de conduta. Como ponto central, enfatizou o espírito de luta que envolveu a sua equipe de trabalho. Essa união nos permitiu alcançar os números expressivos nesse primeiro mandato, e seguiremos com o mesmo objetivo nos próximos quatro anos.”
O novo secretariado
Quando ao novo secretariado, segundo Motta, deverá ser definido nos próximos dias. No mundo esportivo, a recomendação é que, em time que está ganhando não se mexe – mas, na política, face aos acertos políticos dos partidos que compõem a estrutura, o que se supõe é que alguns ajustes deverão ocorrer.
Já como a nova presidente do Legislativo, Juliane entregando flores para a primeira dama, Lenir da Silva Motta e para a esposa do vice, Terezinha Aparecida Salmoria Rodrigues (foto GuiaSMI)