Cerimônia contou com a presença de autoridades do Brasil, Argentina e Uruguai e representantes de órgãos de saúde da região.
Foz do Iguaçu foi a cidade escolhida pelo Ministério da Saúde para o lançamento do Projeto Fronteiras da Comissão Intergovernamental sobre o HIV/Aids, nesta quarta-feira (8), no Parque Tecnológico Itaipu. O bom trabalho desempenhado pelo Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde e a importante parceria entre o GT e o Ministério da Saúde foram os motivos que trouxeram o grupo de discussões para a cidade.
Autoridades do Brasil, Argentina e Uruguai e representantes de órgãos de saúde das cidades, Estados e províncias de fronteira participaram do lançamento do projeto, que pretende viabilizar ações de prevenção, cuidado e atenção sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a Aids nas regiões de fronteira entre o Brasil e os outros países do Mercosul.
Representando o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o coordenador nacional da saúde no Mercosul, Alexsandro Dias, abriu os trabalhos. “A questão fronteiriça é uma prioridade da atual gestão brasileira. Queremos avançar rapidamente em relação à saúde dessas regiões, agindo em conjunto com os outros países. Até porque vírus não conhecem fronteiras”, disse.
Segundo a coordenadora do lançamento, Luisa Guimarães Queiroz, da Assessoria de Cooperação Internacional do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a agenda de atividades do lançamento terá três dias (de 8 a 10 de agosto), contemplando discussões políticas, definição de estratégias de ação e visitas a serviços de saúde que prestam serviços de atenção a Aids na fronteira.
“Faremos visitas técnicas no Centro Materno-Infantil e no Centro de Atendimento Ambulatorial, para que possamos conhecer a realidade e, a partir daí, definir o melhor caminho a seguir”, comentou Luisa.