Duas novas disciplinas focaram o processo pedagógico nas escolas durante os cursos de Especialização da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu(UNIGUAÇU/FAESI).
Uma delas é a disciplina “Avaliação Diagnóstica” do curso de pós em “Psicopedagogia Clínica e Institucional”, ministrada pela professora Maria Lídia Szimanski(foto), mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo(USP) e pós-doutora pela Universidade de Campinas(UNICAMP). Nela a ideia foi compreender a relação entre avaliação e a concepção que se tem de aprendizagem.
“É um enfoque diferente do conceito tradicional de avaliação. Tradicionalmente a avaliação estava focada no aluno; Hoje se avalia todo o contexto em que o estudante está inserido”, completa Maria Lídia.
A outra disciplina que focou o processo pedagógico nas escolas foi a “Gestão Educacional Estratégica I” no curso de especialização em “Docência do Ensino Superior”, ministrada pela professora Denise Rosana da Silva Moraes. “É um enfoque para a administração das práticas pedagógicas como, por exemplo, a aprendizagem e a avaliação coletiva do processo político-pedagógico, entre outros”, cita Denise.
Para ela, dominando as questões da gestão pedagógica o profissional tem como contribuir com a Instituição de ensino como um todo. “Contribuir na elaboração de um projeto pedagógico e institucional além de auxiliar na sua carreira de professor buscando compreender o seu trabalho em sala de aula”, completa.
Denise enfoca a avaliação, na perspectiva democrática, como o caminho para enfrentar os desafios da educação. “Não temos como trilhar outro caminho que não seja esse. Ou se entende a educação como um bem simbólico a que todos tem direito, ou continuará sendo discriminatória sem atingir seus verdadeiros objetivos”, enfatizou.
AI: Ademir José Jung(DRT-PR 8481)
Data: SMI – 27-08-12
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