Volume é 45% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Números indicam ano com novo recorde histórico.
O número de turistas que visitaram Itaipu Binacional no mês de agosto chegou a 32.171 pessoas, volume 45,3% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Também foi o melhor agosto desde que a usina implantou o novo modelo de gestão do turismo na margem brasileira, em 2007.
No acumulado do ano, Itaipu atraiu 298.467 visitantes, um salto de 16% em relação aos oito primeiros meses de 2011. Considerando os anos de 2010 e 2009, o crescimento é ainda maior – chega a 32,51% e 46,8%, respectivamente.
Para o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, que preside o Fundo Iguaçu, a tendência é que a usina feche o ano com novo recorde histórico de visitação turística, superando os números do ano passado.
De acordo com Piolla, iniciativas como a gestão integrada do turismo e a eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza ajudam a manter o destino em evidência. “São ações que transformaram a imagem da cidade e mantêm aquecido o movimento de turistas. Os números da usina refletem essa mudança”, afirmou.
A gratuidade dos passeios para os moradores lindeiros e da região trinacional, que começou a valer em abril, também teve impacto. Neste mês de agosto, 5.096 moradores da região visitaram a usina, ante 2.158 do mesmo período do ano passado – um aumento de 136%. No acumulado do ano, a diferença já encostou nos 200%.
A gratuidade vale para moradores de 34 municípios (26 no Brasil, quatro na Argentina e quatro no Paraguai) e inclui a Visita Panorâmica – a mais procurada –, a Iluminação da Barragem, o Polo Astronômico, o Ecomuseu e o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV). As únicas exceções são o Circuito Especial e o Test Drive Veículo Elétrico.